A vereadora de Registro, Sandra Kennedy Viana (PT), participou nesta terça-feira (11/07) de audiência com o ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, e equipe da SRI (Secretaria das Relações Institucionais), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar de demandas referentes ao município de Registro e da Região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. A parlamentar agradeceu a acolhida e destacou que a reunião foi muito produtiva.
Aquisição de máquinas para manutenção das estradas
A pedido da vereadora Sandra Kennedy, a SRI (Secretaria de Relações Institucionais) garantiu priorização para solicitação da Prefeitura de Registro para liberação de recursos para aquisição de máquinas (retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeiras) para manutenção das estradas vicinais e de ruas do município.
“O ministro Padilha designou equipe para acompanhar a demanda com o Ministério da Agricultura e foi dada priorização no pleito já cadastrado pela Prefeitura de Registro para liberação de recursos para compra de maquinários para manutenção de estradas”, ressalta a parlamentar.
Minha Casa, Minha Vida
Outo assunto apresentado pela vereadora foi a ampliação da cota das unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida para Registro. De acordo com Sandra, a prefeito havia solicitado 130 moradias durante um evento, porém, não havia se cadastrado nesta fase do programa.
“O prefeito não tinha área para oferecer neste primeiro momento. Quero deixar claro que o presidente Lula e o ministro Padilha não puderam atender o pleito de ampliar (as unidades habitacionais na cidade) porque sequer o prefeito tinha feito a inscrição nesta primeira fase do programa. O presidente Lula e o ministro Padilha estavam comprometidos em atuar no sentido de ampliar a cota, mas não puderam fazer isso porque não houve a inscrição de Registro”, explica.
Desenvolvimento Regional
A temática regional também esteve em pauta com debate sobre ações que possam impulsionar o desenvolvimento do Vale do Ribeira, na vocação da logística.
“Tratamos sobre vários projetos, inclusive sobre uma eventual instalação de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação)”, destaca.
Recursos para Registro
Sandra ainda dialogou sobre investimentos do Governo Lula para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social de Registro. “Solicitei recursos para reformas dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, por exemplo”, aponta.
Padilha é parceiro de Registro
Alexandre Padilha tem parceria de longa data com o município de Registro. Como ministro das Relações Institucionais do Governo Lula (209-2010) e Saúde do Governo Dilma (2011-2014) conquistou 7 vagas de profissionais do Mais Médicos para a cidade; trouxe 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para Registro; implementou 1 CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); beneficiou mais de 8,9 mil pessoas beneficiadas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município e 4,3 mil pessoas beneficiadas com medicamentos para doenças crônicas no município; fortaleceu o Programa Farmácia Popular com 8 unidades na cidade até 2016; construiu e reformou vários postos de saúde; e investiu nas equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal do Brasil Sorridente no município.
Protagonismo do povo
De acordo com Padilha, porta-voz e um dos principais ministros do Governo Lula, a parceria do governo federal e do Congresso Nacional com os municípios brasileiros vai ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade de vida em cada cidade do país. O ministro destaca a retomada de obras paralisadas e de programas como o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos, o Brasil Sorridente, o Farmácia Popular, o Bolsa Família, entre outros como essenciais para o desenvolvimento econômico e social.
Em 2023, Padilha tomou posse do mandato parlamentar da reeleição na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando ocorreu a eleição para a mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, e depois retornou ao cargo de ministro do Governo Lula.
Desde o início do ano, Padilha cumprirá agendas quinzenais em várias regiões do estado de São Paulo, sempre fazendo um balanço do Governo Lula e a previsão de novos recursos e programas para os municípios.