O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Diadema recebeu três novas ambulâncias do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (19/12). Os veículos, de Suporte Básico de Vida, são para renovação da frota de veículos de 2018, que passarão para reserva técnica.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, destaca a importância do governo federal para o serviço. “O SAMU Diadema completou 20 anos em 2024 e já recebeu 41 ambulâncias do Ministério da Saúde no período. Esse investimento significa potencializar o trabalho do SAMU para garantir o atendimento com rapidez e excelência”, afirma.
O coordenador-geral do SAMU, Adalberto Silva Cerqueira, reforça que a chegada das viaturas demonstra a preocupação em manter o serviço. “A renovação da frota otimiza, melhora a qualidade e agiliza o atendimento para a população. Este ano também conquistamos a nossa requalificação, atendendo todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde”.
SAMU
O SAMU possui 12 viaturas, sendo 10 de Suporte Básico de Vida (USB) e duas de Suporte Avançado (USA), além de ambulâncias para reserva técnica. São 181 socorristas no serviço. A Central de Atendimento 192 registrou, de janeiro a novembro de 2024, 40.367 chamadas, com 19.711 envios de USB e 3.094 de USA.
O SAMU realiza ainda transferências de pacientes de um hospital para outra unidade hospitalar e transporte sanitário ambulatorial, que transporta pacientes para realizar tratamentos como quimioterapia e hemodiálise. O acesso a esse serviço é feito após avaliação pela Unidade Básica de Saúde (UBS).
Serviço:
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Telefone: 192
Fonte: Luciana Yamashita – Prefeitura de Diadema
Fotos: Mauro Pedroso