O senador Rogério Carvalho (PT-SE) participou, na manhã desta sexta-feira (14/3), da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Complexo Administrativo, Ensino, Pesquisa e Imagem (CAEPI) do Hospital Universitário de Lagarto (HU-UFS/Ebserh). A obra, viabilizada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa um grande avanço para a estrutura acadêmica e assistencial do hospital, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação de novos profissionais de saúde em Sergipe.
Durante o evento, que contou com a presença de diversas personalidades políticas, incluindo o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, senador destacou a importância da nova estrutura para a consolidação de Lagarto como um dos polos de saúde do Nordeste.
“Hoje é um dia histórico para Lagarto. Estamos aqui para assinar a ordem de serviço da construção do CAEPI, um passo fundamental para o crescimento do Hospital Universitário de Lagarto. Desde a federalização deste hospital, há quase dez anos, sabíamos da importância de estruturar essa unidade não apenas para assistência, mas também para o ensino e a pesquisa”, ressaltou Rogério Carvalho.
A expansão do hospital se tornou essencial com o crescimento da unidade e a chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A nova estrutura irá abrigar áreas administrativas, laboratórios e espaços dedicados à pesquisa, além de fortalecer os serviços de diagnóstico por imagem.
Referência
O senador também destacou que a criação do Hospital Universitário serviu como referência para a requalificação de todos os hospitais regionais de Sergipe, como os de Estância, Propriá e Nossa Senhora da Glória, além das UPAs e policlínicas do estado.
“O CAEPI representa mais um avanço nesse processo, fortalecendo ainda mais Lagarto como referência em saúde, ensino e pesquisa. Mas a nossa luta não termina aqui! Precisamos garantir que os investimentos federais continuem chegando para consolidar essa cidade como um dos grandes polos de saúde do Nordeste”, afirmou.
Educação e Saúde de mãos dadas para o desenvolvimento de Sergipe
Presente na solenidade, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano, destacou o impacto positivo da obra para o ensino e a formação de novos profissionais da saúde.
“Quando o hospital foi incorporado à universidade, sabíamos que se tratava de uma unidade voltada para a assistência. No entanto, precisávamos de uma estrutura que também contemplasse o ensino e a pesquisa. Fico muito feliz que, após praticamente dez anos da incorporação do Hospital Universitário pela UFS, finalmente possamos iniciar essa obra”, declarou.
A nova estrutura hospitalar não apenas ampliará a capacidade de ensino da UFS, mas também descentralizará os atendimentos de saúde na região, fortalecendo o atendimento à população do interior do estado.
Foto: Janaína Santos
Fonte: Site do PT no Senado