Os desafios como próximo líder do PT no Senado e os principais projetos e objetivos para o mandato em 2025 foram alguns dos temas abordados pelo senador Rogério Carvalho (SE), nesta segunda-feira (20/1), durante entrevista com os radialistas Eduardo Carvalho e Mary Rodrigues, no programa “Jornal da Xodó”, transmitido pela Rádio Xodó FM 89,9.
O senador destacou a importância de sua nova posição, considerando “uma honra liderar a bancada do PT no Senado”.
“Entre nossas prioridades estão a regulamentação das redes sociais para combater fake news, a atualização do SUS e a pauta da reforma tributária sobre a renda, que é uma obrigação constitucional”, afirmou, reforçando que sua liderança estará focada em aprovar medidas que promovam justiça social e redução de desigualdades.
“Nosso foco será aprovar projetos que impactem positivamente a vida da população, reduzindo desigualdades e promovendo mais justiça social. A ideia é sempre priorizar temas que façam diferença para o povo brasileiro e sergipano”, acrescentou.
Inteligência artificial
Outro ponto abordado pelo senador teve relação com o Marco Regulatório da Inteligência Artificial, aprovado no ano passado.
“Eu participei de perto do debate sobre o Marco Regulatório da Inteligência Artificia, onde conseguimos inserir na lei a exigência de credibilidade na base de dados e também o reconhecimento do direito de quem desenvolve ou compartilha conhecimento que gera valor para a inteligência artificial”, disse.
Ele também frisou o impacto positivo que a IA pode ter em setores como saúde e agricultura, desde que devidamente regulada, revelando investimentos em educação e tecnologia em Sergipe.
“Nosso mandato destinou recursos para que a Universidade Federal de Sergipe inicie a formação de mil programadores este ano, e mais mil no próximo. Isso é só o começo. Queremos garantir que jovens, especialmente das periferias, tenham acesso a oportunidades de qualificação para atuar nesse mercado global”, comentou.
Movimento “Volta, Petrobras”
Ainda durante a entrevista, o senador Rogério comentou sobre o avanço do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), que, segundo ele, vai transformar a economia do estado.
“A licitação para os dois navios-plataforma (FPSO’s) do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) foi aberta, e a estimativa é que esses investimentos gerem 30 mil empregos diretos e indiretos”, explicou.
Ele também mencionou a construção de um gasoduto e a produção diária de 240 mil barris de petróleo como marcos importantes para a economia sergipana.
Encerrando a entrevista, Carvalho abordou o potencial de Sergipe como centro de distribuição logística no Nordeste e a importância da reforma tributária para a região.
“Com a reforma tributária, Sergipe também sairá ganhando, já que a arrecadação de impostos passará a ser baseada no consumo. Isso significa mais recursos para estados do Nordeste e maior equilíbrio no desenvolvimento nacional”, concluiu.
Foto: Janaína Santos
Fonte: Site do PT no Senado