Grupo feminino reforça a luta pela ampliação de serviços de proteção, justiça reprodutiva e combate ao feminicídio na região.
Márcia e a Coletiva de Mulheres 13180, atuantes em Ribeirão Pires e no Grande ABC, assinaram a carta compromisso da Frente Regional do Grande ABC para o enfrentamento à violência contra as mulheres. O documento reafirma a defesa da vida e segurança das mulheres, ampliando os serviços de proteção, combatendo o feminicídio, o racismo e a violência obstétrica, além de promover a justiça reprodutiva.
A trajetória do grupo começou em 2017 com o “Mulheres na Trincheira”, focado em lutar pelos direitos das mulheres e pela equidade de gênero. Em 2020, o grupo lançou uma candidatura coletiva para reforçar sua atuação política e social. Desde então, a Coletiva de Mulheres tem deixado sua marca na política local, com ações que incluem campanhas contra a violência sexual, além de programas de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Entre os principais projetos promovidos pela Coletiva, estão a Campanha de Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual, a Semana Municipal Marielle Franco e a criação de programas de prevenção à violência doméstica. As ações são pautadas pela inclusão e pelo apoio às mulheres e suas famílias, oferecendo serviços de assistência em saúde, questões jurídicas e sociais.
Márcia e a Coletiva de Mulheres 13180 seguem firmes no compromisso de fortalecer a rede de resistência feminina em Ribeirão Pires e em toda a região do Grande ABC. A equipe incentiva a população a se juntar à luta e a seguir as iniciativas nas redes sociais, ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária.