MENU

Representante de Sorocaba no Governo Lula: Paulo Henrique Soranz assume cargo no Ministério da Saúde

A cidade de Sorocaba e região ganha um reforço no Governo Lula: com a experiência de ter atuado em gestão pública, áreas jurídica e sindical, o advogado Paulo Henrique de Campos Soranz é o mais novo representante do município no Governo Federal. Convidado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  Paulo Henrique foi nomeado para o cargo de Supervisor Administrativo da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, em Brasília. 

“É uma honra fazer parte dessa retomada e caminhar sob os comandos do Ministro Padilha e do Presidente Lula”, afirma.

Segundo Paulo Henrique, a oficialização de sua ida ao Ministério da Saúde significa mais um passo importante para reforçar a parceria do ministro com a cidade e atuar estrategicamente na articulação de recursos, ações e programas para a região.

“A região de Sorocaba tem uma importância econômica estratégica e se desenvolve rapidamente muito em função dos investimentos feitos durante os governos Lula e Dilma, que levaram, por exemplo, um campus da UFSCAR e unidades do IFSP a diversos municípios da região”, enfatiza.

Ainda de acordo com Paulo Henrique, a atuação conjunta com o ministro Alexandre Padilha vai fortalecer ainda mais as ações em prol das melhorias na área da Saúde.

“Na saúde, o tratamento oncológico no hospital do câncer da Santa Casa de Sorocaba recebeu um aumento de 575% de repasses federais à partir de 2023, primeiro ano do atual mandato do presidente Lula. Infelizmente esse cuidado havia sido interrompido nos últimos anos e agora foi retomado”, revela Paulo Henrique.

Padilha é parceiro da região

Alexandre Padilha é um grande amigo e parceiro de longa data da população dos municípios da Região de Sorocaba. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo da região, sendo o responsável pela chegada de inúmeros profissionais do Programa Mais Médicos nas cidades, por viabilizar UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) nos municípios; a construção e reforma de postos de saúde; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; beneficiou milhares de pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e medicamentos para doenças crônicas nas farmácias populares com descontos de até 90% (remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas). Também investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente, além de conquistar ambulâncias e UTIs Móveis para as cidades.

Como deputado federal (2019-2022), Padilha destinou várias emendas parlamentares para diversas áreas dos municípios do Grande ABC.

Agora, como ministro das Relações Institucionais (2003-2004) e ministro da Saúde (2005-) do Governo Lula, Padilha continua lutando para viabilizar cada vez mais recursos para melhorar a qualidade de vida da população.

Sobre Paulo Henrique

Paulo Henrique de Campos Soranz se formou em Direito pela Fadi (Faculdade de Direito de Sorocaba), em 1999, com especialização Constitucional em Direito pela Escola Superior em Direito Constitucional, com capacitação docente, em 2007, e em Direito Público pela Faculdade Damásio, em 2022.

Atuou entre os anos de 2001 e 2012 como assessor técnico parlamentar e chefe de gabinete do então deputado estadual Hamilton Pereira, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em 2013, assumiu o cargo de assessor técnico legislativo na Prefeitura de Salto, passando em 2014 para o cargo de chefe de gabinete do prefeito e, entre 2015 e 2016, para o de secretário de Governo do mesmo município. Já entre os anos de 2019 e 2020 ocupou o cargo de secretário da Igualdade e Assistência Social e, posteriormente, de Secretário da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba.

É sócio da Ferraz e Soranz Sociedade de Advogados, além de assessorar o SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região). Assessorou também, ao longo dos últimos dez anos, diversas entidades do terceiro setor, tais como a Associação de Famílias Remanescentes do Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora, o Banco de Alimentos de Sorocaba, a Associação de Desportos de Amputados de Sorocaba e o Instituto de Gestão Cidadã, organização da sociedade civil com sede igualmente na cidade de Sorocaba. Paulo Soranz também é diretor jurídico do Portal Porque.

BUSCA RÁPIDA