MENU

Reginaldo Lopes: Ato na Câmara dos Deputados vai defender redução da jornada de trabalho

Frente Parlamentar defende aprovação de proposta de redução de jornada para 36 horas

Sindicalistas do Brasil inteiro vão desembarcar em Brasília nesta semana. Uma série de atividades organizadas pelas centrais sindicais será realizada em defesa da pauta de interesse da classe trabalhadora, que inclui emprego decente, menos impostos, juros mais baixos, educação de qualidade, defesa do meio ambiente, entre outras.

Um dos eventos organizados será um ato pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, que acontece na Câmara dos Deputados, no plenário 10, nesta última terça-feira (21/5), às 18 horas. Na oportunidade, será lançada uma Frente Parlamentar Mista que defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 221/2019), de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Ela propõe reduzir a jornada para 36 horas semanais trabalhadas, numa mudança que seria implementada ao longo dos próximos dez anos.

Reforma Tributária

O parlamentar foi o coordenador do Grupo de Trabalho da reforma tributária e tem argumentado que, com a nova legislação, as empresas, principalmente industriais, terão ganhos extraordinários com a simplificação e redução dos impostos e essas conquistas precisam ser divididas com os trabalhadores. “A melhor forma seria reduzir a jornada laboral, que poderia ser outra política estruturante para modernizar e aumentar a produtividade econômica”, argumenta o deputado.

“A última redução de jornada no Brasil foi realizada através da Constituição Federal de 1988. Mais de três décadas depois, houve uma verdadeira revolução tecnológica, com o advento da internet e da informatização, que provocaram um aumento exponencial de aplicações da inteligência artificial”, completa. “A automação de processos fez com que os robôs começassem a ocupar o lugar do homem na indústria. O fenômeno começou nas fábricas, mas atualmente atinge todos os ramos do trabalho, que têm crescente aumento de produtividade. Os resultados têm que ser compartilhados com trabalhadores e trabalhadoras, que devem ter mais tempo livre para cuidar da família, mais qualidade de vida e se qualificar para os novos desafios da modernidade”.

Fonte: Site do PT na Câmara
Foto: Thiago Coelho

BUSCA RÁPIDA