Diretório Nacional do PT também ampliou o prazo para indicação de fiscais, definição dos locais de votação e outras situações
O Diretório Nacional do PT aprovou, nesta sexta-feira (11), a ampliação de alguns prazos relacionados ao Processo de Eleição Direta (PED). A resolução aprovada define para o dia 2 de maio o prazo limite para inscrição de chapas e candidaturas municipais e zonais e até 9 de maio as inscrições para chapas e candidaturas estaduais. O prazo para definição dos locais de votação nas instâncias municipais foi adiado para o dia 28 de abril. A medida ocorre em razão da necessidade de tempo para que as direções municipais atuem para garantir o processo de votação e as condições técnicas para realização do pleito.
“Considerando a necessidade de garantir tempo suficiente para que as direções municipais possam definir locais de votação de fácil acesso, com espaço adequado e, quando necessário, com condições técnicas para utilização de urnas eletrônicas; o que, muitas vezes, dependerá da cessão de espaços públicos ou de entidades como escolas, câmaras municipais e sindicatos”, destaca um trecho da resolução.
“Considerando também a necessidade de que as chapas e candidaturas inscritas, sejam adequadamente registradas no Sisped, pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Organização. Considerando a necessidade de adequar os prazos subsequentes para a organização do PED”, reforça o texto sobre as motivações para mudança nos prazos.
Veja como fica o calendário do PED com os novos prazos aprovados:
A Comissão Executiva Nacional DECIDE
- Adiar para o dia 28 de abril o prazo para definição dos locais de votação nas instâncias municipais.
- Alterar o calendário de inscrição de chapas e candidaturas, para: a. 2 de maio, inscrição de chapas e candidaturas municipais e zonais b. 9 de maio, inscrição de chapas e candidaturas estaduais
- Estabelecer o prazo de 3 dias úteis, contados a partir da data de limite de inscrição, para que as Secretarias Estaduais e Municipais de Organização registrem as chapas e as candidaturas no Sisped, bem como informem aos respectivos representantes eventuais pendências identificadas.
- Alterar para o dia 16 de maio, o prazo para que as chapas estaduais indiquem fiscais para acompanhar a realização do PED, nos municípios.
Veja o documento com a resolução:
Acesse aqui ou confira abaixo a integra do Regulamento do PED, atualizado:
Fonte: Redação do PT Nacional