O Partido dos Trabalhadores em São Paulo e a bancada de deputadas e deputados da Federação PT/PCdoB/PV, na Assembleia Legislativa do Estado, manifestam profundo pesar e solidariedade aos familiares de estudantes vítima de violência por arma de fogo, ocorrida na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste da capital.
A ação violenta desta manhã partiu de outro aluno da escola, levando a óbito a jovem Giovanna Bezerra da Silva, de 17 anos, e ferindo outros três alunos, sem risco de morte. Segundo os relatos apurados até o momento, o atirador seria vítima frequente de bullying e agressões de outros estudantes.
O fato é que recentemente o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que beneficiaria toda a comunidade escolar, em especial nossas crianças e adolescentes, garantindo psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede pública.
O cuidado com a saúde mental na comunidade escolar é fundamental para impedir que tragédias como esta continuem a ocorrer nas escolas. Já passou da hora de o governo do Estado garantir políticas efetivas para ampliar a rede de psicólogos e assistentes sociais nas unidades escolares, entre outras medidas de acolhimento, mediação de conflitos e capacitação da comunidade escolar.
Recursos existem, falta ao governador Tarcísio de Freitas sensibilidade para priorizar a educação em toda sua complexidade. De nada adianta novas tecnologias se não garantirmos a saúde mental dos estudantes, professores e comunidade.
Kiko Celeguim
Presidente do PT no Estado de São Paulo
Paulo Fiorilo
Líder da Bancada de deputadas e deputados da Federação PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa de São Paulo
Fonte: Marisilda Silva – PT na Alesp