Os representantes do PT no Senado marcaram presença no Programa Jovem Senador 2023, realizado nesta semana, a começar do senador Paulo Paim (PT-RS). Ele é presidente do Conselho que organiza o projeto, encerrado nesta sexta-feira (25/8) com a aprovação de três sugestões legislativas criadas pelos 27 jovens senadores.
Os participantes são escolhidos a partir de um concurso de redação aberto a todos os estudantes do ensino médio da rede pública do país. Neste ano, o tema foi “Saúde mental nas escolas”. Os vencedores, um por estado, passam uma semana no Senado, em Brasília, onde vivenciam o processo de elaboração, discussão e votação das leis.
Na sessão de encerramento, no Plenário do Senado, Paulo Paim acompanhou a emoção estampada no rosto de cada jovem senador e senadora. Ele fez uma homenagem aos 246 jovens que há 10 anos morreram na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), e aos alunos e professores que foram vítimas de ataques violentos recentemente no país.
O senador destacou ainda a maioria feminina de jovens lideranças — as jovens senadoras ocuparam 20 das 27 vagas do programa — e se comprometeu a dar andamento aos projetos sugeridos, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que analisará as iniciativas. Se aprovadas, elas passam a tramitar como projetos de lei.
“Eu acompanhei aqui os três projetos aprovados. Todos com conteúdos importantes. E esses projetos vão para a minha mão lá na CDH. Vou escolher com muito carinho os relatores. Vou dizer como é que eles foram construídos e, se depender deste humilde presidente, os três projetos vão ser aprovados lá e serão transformados em lei. Assim trabalharei!”, garantiu.
As três propostas aprovadas pelos jovens senadores são a que estabelece a obrigatoriedade da avaliação auditiva e oftalmológica ao aluno que ingressa no ensino fundamental regular; a que institui abril como o Mês Nacional de Valorização da Cultura Brasileira; e a que institui a Semana Nacional de Paz nas Escolas, nas proximidades de 11 de agosto, Dia do Estudante.
Senadores presentes
O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), também se emocionou ao participar da sessão de posse dos jovens senadores, onde conheceu Carlos André, representante do Espírito Santo. “Conhecer a história do Carlos André me fez lembrar da minha trajetória e conquistas através da educação pública e do esforço dos meus pais, um motorista e uma dona de casa, que nunca me deixaram desistir”, relembrou o senador.
“Por isso, ao lado dos demais jovens senadores e senadoras, Carlos André me faz acreditar num futuro melhor, mais inclusivo, justo e igualitário no Brasil. Muito orgulho do nosso jovem senador, que também foi eleito vice-presidente da Mesa pelos seus pares”, afirmou.
O senador recomendou ainda que os jovens participem da vida política do país, começando pela comunidade onde vive. “Filiem-se a um partido, ajudem a construir um projeto de governo para o seu bairro, município, país. Só através da política é que podemos transformar a vida das pessoas, imprimir e dar vida, vez e voz aos direitos sociais, o direito à educação, à saúde, à moradia, ao lazer, a vestuário, a uma redução da carga tributária. Acreditem nos seus sonhos e não criminalizem a política. Vivam ela, mas voltem para casa e plantem essa semente que vai partilhar no coração e na alma de todas e de todos aquilo que é fundamental numa sociedade para que ela possa ser justa, fraterna, igualitária inclusiva e plural”, aconselhou.
O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado, também valorizou o Programa e conheceu a representante da Bahia, Vitória Andrade, eleita presidenta da Mesa deste ano. “Hoje foi o dia de prestigiar o Projeto Jovem Senador, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais uma vivência no Poder Legislativo, para conhecer a estrutura do Congresso Nacional e propor projetos que podem se tornar lei. Especialmente, quero parabenizar a jovem Vitória Andrade, da cidade de Ibiassucê, no interior da Bahia, a primeira baiana a presidir os trabalhos do Jovem Senador”, registrou.“São iniciativas como essa, tanto por parte do Senado, quanto pelos jovens que protagonizam o programa, que movem o Brasil para um futuro melhor”, completou.
Representante de Pernambuco, a jovem Letícia Ellen foi recebida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). “Pernambucana de Tabira, Letícia está em uma fase especial, de sonhos e projetos. Por isso, fiz questão de recebê-la para ouvir com atenção quais percursos ela planeja traçar para a própria vida. Ela veio acompanhada pelo professor Felipe Caldas e pudemos falar sobre os desafios da educação em nosso estado”, relatou Teresa.
Da mesma forma, a senadora Augusta Brito (PT-CE) recebeu em seu gabinete a jovem senadora Ana Daline do Nascimento Cartaxo, cearense de Beberibe. Meus parabéns à Ana Daline que representa muito bem o nosso Ceará. O Programa Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais um maior conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil”, destacou.
O senador Beto Faro (PT-PA) também homenageou o representante paraense no programa. “Quero parabenizar, em nome do meu mandato, o aluno representante do Pará, Ariel Andresson Barbosa Corrêa, da escola Álvaro Adolfo da Silveira, de Santarém”, registrou.
Além de presidir as sessões de abertura e de encerramento da Semana de Vivência Legislativa do Programa, mais uma audiência pública na CDH com o tema do concurso de redação, Paulo Paim exaltou a jovem senadora gaúcha Ana Luisa Pires Garcia, de Uruguaiana. “Acreditar na juventude, sempre. Ela carrega uma força extraordinária, capaz de avivar as mudanças que o Brasil tanto necessita. Com coragem se vai longe. Ser ousado sempre, mantendo o compromisso que impulsiona a democracia e a justiça social”, resumiu.
Fonte: Flávio Faria – PT no Senado
Foto: Agência Senado