A CAPES estendeu até 22 de dezembro o prazo para que instituições de ensino superior (IES) participem do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor Equidade. As propostas devem ser apresentadas pelo sistema Integrado CAPES ( Sicapes ). As informações foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (08/11).
O cronograma inclui mudanças na submissão e nos resultados de análises técnica e de mérito das propostas, além dos recursos. Além disso, há outro prazo para a inclusão de curso novo no e-MEC e para o início dos cursos.
Podem participar instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos. Todas devem ter experiência na área e cada uma ofertará de 30 a 200 vagas. O objetivo é formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos, a fim de atender redes públicas e comunitárias que ofertam educação escolar indígena, quilombola e do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos.
Parfor Equidade
O Parfor Equidade é uma ação do Ministério da Educação (MEC), executada em parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi) e a CAPES, autarquia vinculada ao ministério. A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Adbias Nascimento e terá investimento de R$ 135 milhões ao longo de cinco anos.
Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)