A Série Galera Vermelha Entrevista prossegue nesta quarta-feira (11/12) com os diálogos com vereadoras eleitas e reeleitas e com vereadores eleitos e reeleitos destacando o balanço dos mandatos e os desafios para a próxima legislatura (2025-2028).
A entrevistada desta quarta-feira (28/11) é a vereadora eleita de Hortolândia, Professora Roberta Diniz (PT), que conquistou 1.413 votos (1,25%) dos votos, sendo a representante do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal e projetando um mandato participativo e popular.
Professora Roberta Diniz é eleita vereadora de Hortolândia
Confira a entrevista:
1 – Como avalia os resultados das eleições municipais deste ano na cidade?
Zezé Gomes foi reeleito como prefeito, consolidando a liderança na cidade. Na Câmara Municipal, uma diversidade partidária. Eu, Professora Roberta Diniz (PT) fui eleita com 1.413 votos, reforçando o foco na Educação e Inclusão Social. Esse resultado indica o fortalecimento de pautas progressistas e reflete o apoio de uma base preocupada com questões sociais e o desejo por renovação.
2 – Quais serão as principais bandeiras e projetos do mandato para a legislatura 2025-2028?
Educação: acesso e qualidade de ensino – ampliação de vagas de creche e educação integral.
Inclusão social: atendimento às famílias vulneráveis, capacitação profissional, saúde mental e parcerias c/ organizações comunitárias.
Combate à violência contra a mulher: fortalecer redes de apoio e incentivo ao empreendedorismo.
Apoio aos idosos: programas para saúde, lazer e combate a solidão, garantindo a dignidade e inclusão dessa população.
3 – Qual a importância do Governo Lula para o município e quais áreas são prioridades para investimentos com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população?
O Governo Lula tem tido um impacto significativo em Hortolândia, especialmente em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Habitação e Transporte Sustentável, contribuindo para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.
Saúde: A inauguração de uma nova fábrica da EMS em Hortolândia, focada na produção de medicamentos para diabetes e obesidade, é um marco que reforça a política de inovação e reindustrialização. Além disso, investimentos na ampliação de UBSs e no fortalecimento do SUS têm beneficiado diretamente a população.
Educação e Habitação: Hortolândia foi contemplada com projetos do Novo PAC, incluindo a construção de escolas e creches, além de 400 unidades habitacionais, que ajudam a atender as necessidades de famílias de baixa renda e ampliar o acesso à educação.
Sustentabilidade e Transporte: A cidade recebeu 12 ônibus elétricos como parte de iniciativas de transporte sustentável, promovendo uma mobilidade urbana mais limpa e eficiente
Apoio financeiro direto: O Bolsa Família já beneficia 13,72 mil famílias na cidade, com um aporte de mais de R$ 80,4 milhões, fortalecendo a rede de proteção social e reduzindo desigualdades.
Hortolândia foi contemplada com 16 projetos do PAC Seleções: 1 Escola em Tempo Integral, 1 Creche/Escola de Educação Infantil, 2 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 12 Ônibus elétricos.
Nota: entre janeiro e setembro de 2024, o Governo Lula transferiu R$ 245,85 milhões em recursos e investimentos para Hortolândia.
Biografia:
Nome: Roberta Morais Diniz (Professora Roberta Diniz)
Cidade natal: São José do Rio Preto (SP)
Data de nascimento: 01/11/1974
Profissão: Professora
Atuação na sociedade: moradora há mais de 40 anos de Hortolândia, mulher, mãe, avó, professora, católica, hoje ministra da eucaristia, Movimentos da igreja, entre eles o ECC / encontro de casais com Cristo, juntamente com o esposo Carlos. Mãe de Guilherme e Eduardo. Foi coordenadora do grupo de jovens que participou do processo de emancipação do município e representante da juventude na comissão de emancipação de Hortolândia. Atuou como secretaria adjunta de Educação, no período de 2019 a 2021, e secretária adjunta de Inclusão, nos anos de 2022 e 2023.
Recorde a entrevista com Professora Roberta Diniz durante a pré-campanha deste ano:
Professora Roberta Diniz tem como principal bandeira a Educação, mas prioriza também a Inclusão Social e o combate à violência contra a mulher