A vereadora e pré-candidata a prefeita pelo PT Santo André, Professora Bete Siraque, utilizou suas redes sociais para relembrar a importância do dia de hoje, 7, e do mês de agosto no Brasil: “O Agosto Lilás é um mês dedicado à reflexão sobre o papel de cada um e cada uma de nós na luta pelo fim da violência contra a mulher”, descreveu.
Há 14 anos atrás no dia 07 de agosto de 2006 foi criada a Lei Maria da Penha, que tem como intuito criar mecanismos que coíbam e previnam a violência doméstica e familiar contra a mulher independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, idade, nível educacional e religião.
“Como vereadora em Santo André, a defesa dos direitos das mulheres sempre pautou meu trabalho. Sou autora de diversas leis que visam o enfrentamento à violência doméstica. Inclusive, a partir de uma demanda do movimento de mulheres da cidade, protocolei o requerimento que possibilitou a instalação do Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no Fórum de Santo André”, declarou a pré-candidata.
Bete ainda relembrou que após o golpe de 2016, o país que conquistou tanto para o direito das mulheres durante os governos Lula e Dilma, passou-se a viver um retrocesso: “A pandemia piorou a situação. Para se ter uma ideia, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no estado de São Paulo só no primeiro mês da quarentena”, alertou.
“Neste Agosto Lilás, precisamos assumir, homens e mulheres, nosso compromisso pelo fim da violência de gênero. Vamos cobrar políticas públicas efetivas e formar uma rede de proteção denunciando qualquer tipo de abuso”, concluiu Bete Siraque.