Aos 49 anos, Roberta Diniz é professora há mais de 30 e já ocupou cargos importantes nas áreas da Educação e Assistência Social de Hortolândia. Nesta entrevista ela fala de sua trajetória de engajamento social, de suas propostas e de como pretende trabalhar utilizando ferramentas como diagnóstico participativo e planejamento estratégico.
Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?
Sou moradora em Hortolândia há mais de 40 anos. Cresci juntamente com o desenvolvimento da cidade. Participando da comunidade católica, aos 15 anos fui coordenadora de um grupo de jovens que participou do processo de Emancipação de Hortolândia. Fui representante da juventude na comissão de Emancipação, aí nasce o desejo de colaborar para o crescimento e avanços da nossa querida Hortolândia. Iniciei muito jovem na carreira do Magistério. Aos 18 anos assumi minha primeira sala de aula através do concurso público; casei, tive dois filhos: Guilherme e Eduardo. Trabalhando nas escolas do município, nas pastorais da Igreja e movimentos, foi possível conhecer a realidade dos bairros, famílias, mulheres e crianças e assim despertou o desejo de ser vereadora. Quero ser vereadora para melhorar a qualidade de vida na Comunidade, representar os interesses do povo, implementar políticas públicas e eficazes para promover a justiça social e desenvolvimento sustentável. Quero fazer diferença concreta na vida das pessoas, contribuindo para o bem-estar e crescimento de Hortolândia.
Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?
Educação: “Compromisso com a Educação, transformação para todos!”
Cite as três áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?
Em relação à Educação, ampliar o acesso à educação infantil e fundamental, garantindo vagas em creches e educação integral; promover a inclusão de pessoas com deficiências; criar Polos de Regionais de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em diferentes territórios para facilitar o acesso de jovens e adultos que não podem frequentar escolas distantes de suas residências; e combater a violência infantil com políticas de prevenção à violência infantil, abuso físico e sexual.
Outra bandeira é a Inclusão social. As propostas são a implementação de programas de assistência social para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e serviços de saúde mental; emprego e capacitação profissional; fortalecimento de parcerias com organizações sociais e iniciativas comunitárias; e proteção social para crianças em situação de vulnerabilidade.
O combate à violência contra as mulheres também é prioritário. Precisamos apoiar e fortalecer rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, garantindo acesso a abrigos, serviços de apoio psicológico e jurídico; promover o empoderamento econômico com a criação de programas de incentivo ao empreendedorismo feminino, oferecendo capacitação, acesso a credito e suporte para mulheres empreendedoras; outro aspecto é o cuidado com a saúde integral da mulher com a ampliação de acesso aos serviços de saúde feminina, cuidados ginecológicos e mental
O cuidado com os idosos é também uma prioridade com a ampliação de acesso a serviços de saúde; programas de saúde domiciliar para idosos com mobilidade reduzida; oferecer programas de lazer, atividades culturais e recreativas com espaços ampliados; combater a solidão com visitas domiciliares, grupos de apoio e eventos comunitários; defender os direitos dos idosos, lutando contra o abuso e a discriminação, promovendo politicas públicas que garantam sua dignidade e bem-estar.
Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?
Com as seguintes medidas:
1.Diagnostico participativo: ouvir a população, comunidades e especialistas para identificar as principais questões e necessidades.
2. Planejamento: desenvolver um plano estratégico de curto, médio e longo prazos, com metas bem definidas e detalhadas e dentro das possibilidades de realização.
3. Transparência e prestação de contas.
4. Parcerias e colaboração com o setor privado, organizações não-governamentais, instituições de ensino.
5. Desenvolvimento econômico e social: apoiar políticas públicas que incentivem o desenvolvimento econômico local, a geração de renda e a inclusão social.
Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?
O Programa Bolsa Família, proporcionando apoio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuindo para a redução da pobreza e desigualdade no município; o Programa Minha casa, Minha vida, que muda a vida das pessoas, ajuda a melhorar a qualidade de vida, oferece estabilidade e segurança; também a construção e reforma de escolas municipais, creches e UBS.
Minibio
Nome: Roberta Morais Diniz (Roberta Diniz)
Cidade natal: São José do Rio Preto (SP)
Data de nascimento: 01/11/1974
Profissão: Professora
Atuação na sociedade: mulher, mãe, avó, professora, católica, hoje ministra da eucaristia, Movimentos da igreja, entre eles o ECC / encontro de casais com Cristo, juntamente com meu esposo Carlos. Estive secretaria adjunta de educação no período de 2019 a 2021 e secretária adjunta de inclusão nos anos de 2022 e 2023.