O deputado estadual do Paraná, Professor Lemos (PT), usou a tribuna na sessão plenária da terça-feira (11) para cobrar do governo Ratinho Jr. o pagamento integral da reposição salarial do funcionalismo.
As aulas nas sete universidades estaduais foram suspensas no dia nesta segunda em protesto contra o reajuste de 5,79%, proposto pelo Executivo, a partir do mês de agosto, quatro meses após a data-base, prevista para o mês de maio conforme prevê a legislação.
“Nós recebemos uma minuta de projeto de lei que foi elaborada pelo sindicato que representa os servidores das nossas universidades, sugerindo correção na carreira dos técnicos, entre outros itens importantes elencados no documento. Mas eles também estão reclamando da data-base. Não concordam com 5,79%, percentual muito aquém do que o estado deve aos servidores. O governo precisa atender esta demanda”, destacou.
No estado do Paraná, a data-base está prevista em lei. De acordo com o deputado Professor Lemos, oito anos após sua aprovação, a data-base começou a ser descumprida. Inicialmente, pelo então governador Beto Richa (PSDB), que se negou a aplicar o índice de correção em 2015 e posteriormente pelo seu sucessor, governador Ratinho Jr. (PSD).