MENU

Privatização da Sabesp coloca em risco qualidade do serviço, alerta Zarattini

No 11° episódio do podcast Papo Reto, no dia 2 de maio, o deputado Federal Carlos Zarattini (PT-SP) entrevistou a diretora da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp, Francisca Adalgisa, para debater a privatização da Companhia de Água e Abastecimento de São Paulo (Sabesp).

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segundo turno, o projeto de privatização da Sabesp. A proposta vai na contramão da experiência de outras cidades do mundo que estão reestatizando as empresas de abastecimento de água. De 2000 até o ano de 2023, 344 cidades reverteram a privatização dos sistemas de água e esgoto.

Francisca trabalha há 35 anos na Sabesp e tem acompanhado de perto todo o processo de privatização da companhia, além de participar de audiências denunciando os impactos da privatização. Ela explica que atualmente a Sabesp é considerada uma das empresas de saneamento mais tecnológicas do mundo e é altamente rentável.

“A Sabesp é uma empresa altamente tecnológica no ramo de saneamento, tem um quadro de funcionários altamente qualificado e uma tarifa que é a quarta menor do Brasil. Hoje, ela é considerada a segunda maior empresa de saneamento do mundo. Sendo responsável por 30% de todo investimento no setor. No ano passado, ela teve uma receita de mais de R$25 bilhões, com lucro líquido de mais de R$ 3 bilhões”, disse.

61% dos paulistanos são contra a privatização

Zarattini também falou sobre a rejeição da população ao processo de privatização. Segundo pesquisa da Quaest, 61% dos paulistanos são contra a privatização. “Esse resultado demonstra que as pessoas têm consciência que a venda da empresa para fundos privados irá comprometer a qualidade dos serviços e os custos dos investimentos serão repassados à população com o aumento da tarifa”, alertou o parlamentar que atuou de forma ativa na luta contra a venda da empresa.

Francisca também ressalta que o projeto de privatização votado na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara de Vereadores de São Paulo ocorreu de forma irregular, desrespeitando processos constitucionais. “Nós entramos com uma ação pelo fato da Constituição Paulista ter sido alterada por uma Lei Ordinária. Então, nós entramos com uma ação no Ministério Público Federal e no Supremo Tribunal Federal. Todo o processo de privatização da empresa está marcado por irregularidades e ilegalidades”, explicou.

O podcast

O Podcast Papo Reto com Zarattini é um programa de entrevistas semanal transmitido via Youtube todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.

O programa é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini com o intuito de tratar de política de uma forma diferente, debatendo assuntos de grande impacto social de forma simples e direta.

Assista a entrevista na íntegra pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=65wuJ6fxY_g&t=2s

(Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini)
(Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados/Divulgação)

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA