MENU

Presidente Lula: “Papa Francisco viveu e propagou amor, tolerância e solidariedade, base dos ensinamentos de Cristo”

Em mensagem, presidente Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”. Ministros se manifestam sobre o legado do pontífice

O presidente Lula destacou em mensagem em sua rede social o grandioso papel do papa Francisco na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades – tanto a provocada pelas concentração de renda quanto à agravada pelas mudanças climáticas.


Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito

Leia também
• Morre aos 88 anos o papa Francisco, um dia após mensagem em missa de Páscoa


A íntegra da mensagem de Lula sobre o papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Nas vezes em que eu e @janjalula fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Lula com Papa Francisco


Alckmin: simplicidade e humanismo são legados marcantes

Mensagem do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços:

Alckmin e o Papa


Padilha: como São Francisco de Assis, pregou o Evangelho com a própria vida

Mensagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha: “O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”. 

Padilha e o Papa


Esther Dweck:

Mensagem da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dewck: “Uma liderança que tocou o mundo com sua humildade, coragem e compromisso com os grupos que mais precisam, pelo enfrentamento das desigualdades econômicas e todas as formas de preconceito”.

Esther Dweck e o Papa


Simone Tebet: pedido de paz ante de desfilar no céu

Mensagem na ministra do Planejamento e Orçamento: “Aquele tempo medido pelo ponteiro dos segundos foi suficiente para inundar minha alma por um profundo sentimento de paz”.

tebet e o papa

 


Haddad: Valoroso exemplo de vida

Mensagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad:

Haddad e o Papa


Gleisi: pela vida e pela esperança da humanidade

Em 27 de março de 2020, quando o mundo inteiro enfrentava o auge da pandemia de Covid-19, o papa Francisco protagonizou uma das cenas mais simbólicas e comoventes da crise sanitária global. Aos 83 anos, caminhou sozinho e em silêncio pela vazia Praça de São Pedro, em Roma, sob uma chuva fina e diante do silêncio de milhões confinados em suas casas. Pela primeira vez na história, um papa rezou sozinho naquele espaço sagrado, pedindo pelo fim da pandemia e intercedendo pela vida e pela esperança da humanidade.
Via @midianinja

Gleisi e o Papa


Fonte: Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/PR

BUSCA RÁPIDA