Salto, Campinas, Osasco e Cotia. É esta a ordem de visitas que o Presidente Lula faz na quinta e sexta, dias 4 e 5 de julho, em sua viagem ao Estado de São Paulo.
Na quinta, dia 4, às 10h, ele estará no Jardim Santa Cruz, em Salto, para visitar uma empresa da cidade que faz adaptações de veículos especiais. Lá haverá a entrega de 275 novas ambulâncias do SAMU a serem distribuídas a diversas cidades de todas as regiões do país.
Em seguida vai a Campinas e no mesmo dia, às 11h30, participa do lançamento da pedra fundamental do Orion, Complexo Laboratorial para Pesquisas Avançadas em Patógenos, no Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Orion e Sírius: complexos laboratoriais dos mais avançados do mundo
Esse novo complexo laboratorial estará à disposição da comunidade científica nacional e internacional que atua na investigação de agentes patogênicos (vírus, bactérias, fungos) e seus efeitos para a saúde humana.
Trata-se de um laboratório de biossegurança máxima a ser erguido dentro do Cnpem, com conclusão prevista para 2026. Com custo estimado de R$ 1 bilhão, a estrutura será a primeira do mundo a estar conectada ao laboratório Sirius, acelerador de partículas brasileiro capaz de utilizar a fonte de luz síncrotron para avaliar materiais.
O principal objetivo do Orion é poder isolar e facilitar a pesquisa sobre agentes biológicos. Os estudos podem contribuir no desenvolvimento de diagnósticos, vacinas e tratamentos.
Neste mesmo evento, o Presidente Lula deve anunciar a continuidade do Projeto Sirius do CNPEM, um dos mais importantes projetos do Governo Lula na área cientifica. O Sírius é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil e permite que centenas de pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas anualmente, por milhares de pesquisadores, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como novos medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e adaptáveis e novas tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras potenciais aplicações, com fortes impactos econômicos e sociais.
Ainda em Campinas, na parte da tarde, o presidente estará na cerimônia de entrega dos lotes do BRT de Campinas e de projetos de macrodrenagem na cidade que tiveram suporte financeiro do governo federal.
Na sexta, dia 05 de julho, às 11h, Lula inaugura o Edifício Acadêmico e Administrativo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – EPPEN, no Campus Osasco da Unifesp. Em seguida vai a Cotia visitar as obras do novo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que está sendo erguido no município, na Avenida Professor Manoel José Pedroso, Parque Bahia.