O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, esteve em Havana, Cuba, acompanhado de sua esposa Gabi, para um jantar oferecido pela governadora de Havana, Yanet Hernández Pérez. O encontro foi realizado na Casa de la Amistad, sede do governo municipal, e serviu para estreitar os laços de amizade e colaboração entre as duas cidades.
Durante a reunião, Quaquá convidou a governadora cubana para a Assembleia Geral dos Prefeitos e Municípios dos Brics+, que ocorrerá em Maricá entre os dias 26 e 28 de maio. Além disso, foi assinada uma carta de intenções que torna Havana e Maricá oficialmente cidades irmãs, consolidando uma parceria de intercâmbio cultural e social.
Em clima de amizade, o prefeito e a governadora trocaram presentes. Quaquá recebeu de Yanet um livro comemorativo dos 500 anos da fundação de Havana, uma guayabera, tradicional camisa cubana que o prefeito adora e sempre usa, e uma garrafa de rum edição especial em celebração aos 505 anos da cidade de Havana. Em troca, o prefeito presenteou a governadora com o pavilhão da União de Maricá e uma camisa da escola de samba local, que tem encantado estrangeiros, especialmente os cubanos que visitam a Feira Internacional de Turismo (FitCuba).
“Essa amizade entre Maricá e Havana vai longe. Fico muito feliz em compartilhar nossa cultura e celebrar, ao mesmo tempo, a rica história de Havana. Estou certo de que essa parceria trará muitos frutos para nossas cidades e para os povos que representamos”, declarou Quaquá.
Além disso, o prefeito aproveitou a oportunidade para convidar Yanet para o tradicional Carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro, prometendo-lhe uma experiência única no maior espetáculo da terra no próximo ano.
O fortalecimento das relações entre Maricá e Havana promete abrir portas para novas parcerias em diversas áreas, desde o turismo até iniciativas culturais e de desenvolvimento sustentável.
Foto: Facebook do Prefeito Washington Quaquá
Fonte: Thiago Paulino