O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), toma posse na presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM), nesta terça-feira (25). A cerimônia será realizada na sede da entidade, em Brasília, e contará com a presença da ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, além de prefeitos de diversas regiões do país e de lideranças políticas nacionais.
“Estou honrado em assumir a presidência da ABM! Vamos fazer desse espaço um grande fórum de debate sobre o desenvolvimento do país, valorizando a força dos municípios. Maricá já mostrou que é possível inovar e avançar. Vamos levar nossa experiência para impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Os municípios são a base da transformação nacional! Onde o povo vive, é onde o país acontece”, escreveu Quaquá em sua rede social, após ter sido eleito para a função.
Prefeito de Maricá em seu terceiro mandato, Quaquá assume agora o comando da ABM com a missão de transformar a instituição em um espaço estratégico para discutir o desenvolvimento nacional sob a ótica dos governos municipais. Para isso, ele planeja a realização de seminários para fortalecer o diálogo com gestores locais e a construção de uma agenda política voltada para as necessidades municipais.
“Vamos colocar os municípios brasileiros no centro do debate nacional. Ajudar o governo a formular políticas públicas que fortaleçam o papel dos municípios na federação. Vamos promover um amplo debate sobre os rumos do país a partir da realidade dos municípios, onde, na verdade, as pessoas vivem”, declarou o prefeito petista à imprensa.
Para isso, segundo Quaquá, já está sendo elaborado um calendário de seminários regionais, com encontros previstos já para o primeiro semestre de 2025. A idéia é reunir prefeitos e gestores municipais para levantar demandas locais e desenvolver propostas integradas de atuação.
Além disso, o novo presidente da ABM planeja a criação de fóruns temáticos para a discussão de questões fundamentais como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança pública, habitação e saneamento. Essas iniciativas, segundo ele, pretendem por em prática uma compilação de experiências municipais e a futura apresentação de recomendações a órgãos federais e estaduais.
Foto: Bruno Spada
Fonte: Site do PT