A Prefeitura de Contagem vem realizando uma transformação histórica no ensino público da cidade. E, como parte dos investimentos feitos, a Escola Municipal Eduarda Pereira de Oliveira, no bairro Campo Alto, região Petrolândia, passou por reforma completa e foi oficialmente reinaugurada neste último sábado (27), em meio a uma bela celebração para a comunidade, com apresentações artísticas dos alunos, prestação de serviços para os moradores e vários quitutes.
A reforma da escola foi concluída em fevereiro deste ano, impulsionando o período letivo de 2024 para os 345 alunos do 1º ao 4º ano matriculados na unidade. Presente na festa de inauguração, que também marcou o aniversário de 25 anos da escola, a prefeita Marília Campos (PT) descreveu o sentimento em ver concretizada mais uma política pública que vem impactando a educação de Contagem.
“Transformar a escola em um espaço onde as crianças possam aprender, brincar e fazer amigos é a nossa missão e sinto uma alegria muito grande de poder proporcionar isso e cuidar da população. Tudo que fazemos é para demonstrar respeito pela comunidade, e o retorno que tive quando entrei aqui hoje foi que as pessoas estão se sentindo respeitadas e vendo que a educação é uma prioridade deste governo”, afirmou Marília.
A Escola Eduarda Pereira de Oliveira já foi atendida com entrega dos kits escolares completos para todos os alunos, além dos tablets que são utilizados nas aulas. Com a reforma concluída, poderão ser implementadas as telas digitais, que vão facilitar o trabalho pedagógico, e entregues os chromebooks – computadores compactos conectados à plataforma ‘Google para a Educação’, que oferecem mais recursos para dinamizar o processo de aprendizagem e monitorar as atividades.
Para esta revitalização, o município destinou recursos em torno de R$1,5 milhão. A escola Eduarda Pereira faz parte de todo o investimento que a Prefeitura tem feito na educação de Contagem.
As melhorias foram aprovadas por Lorrayne Stephany, mãe da aluna Vitória Cristina, de 8 anos, do 3º ano. “A escola está muito melhor.
Precisávamos muito dessas melhorias, fiquei muito satisfeita. Minha filha participa do (programa) Escola Viva e este projeto faz toda diferença para ela”, disse. “Ficou muito bonita. Gosto muito daqui, de usar o tablet nas aulas, fazer atividades com massinha de modelar. Aqui é muito bom para mim”, contou Vitória.
Quem também participou da festa foi Marília de Oliveira, filha da patrona da escola, Eduarda Pereira de Oliveira, que deu nome ao local no ato de sua fundação, em 19 de abril de 1999. “Tenho muita gratidão pelo nome da minha mãe ter sido perpetuado, porque ela foi uma mestra para nós. Aqui é um lugar de muita harmonia e paz, uma escola abençoada”, declarou.
Durante o evento, a Prefeitura realizou o Dia “D” para facilitar o acesso aos diversos serviços públicos à comunidade da região Petrolândia, como informações e cadastro no CadÚnico, para garantir benefícios sociais a quem precisa; agendamentos para Cras e Creas; orientação jurídica, Conselho Tutelar, Procon e Ouvidoria Itinerante; aplicação de vacina contra Influenza para os grupos aptos; além de recreação, com brinquedos e atividades lúdicas para crianças.
Reforma completa
A escola contou com revitalização geral em todos os ambientes, resolvendo problemas crônicos de vazamentos em épocas de chuva, com a troca e ampliação dos telhados, inclusive a cobertura da quadra e do anfiteatro, que também receberam nova pintura e alambrados. Agora, os alunos poderão ter mais opções de atividades físicas, brincadeiras e eventos.
O projeto contemplou ainda a construção de mais dois banheiros (agora a escola conta com quatro), reforma da cozinha, troca e revitalização geral do piso, da fachada, e nova pintura de salas e pátio. E mais, o sistema de drenagem foi reparado, a sala de professores foi ampliada, melhorando o conforto para os docentes.
A unidade ganhou também um novo depósito para material de limpeza e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
“Agradeço muito à Prefeitura, que nos atendeu e trouxe todas essas melhorias para nossa escola. Agora temos rampa para os alunos cadeirantes, a escola está mais acessível e inclusiva com nossa sala de atendimento especializado, que é muito importante para nossa comunidade”, pontuou a diretora da unidade, Marília Faria.
Inclusão
A escola ganhou uma sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado a alunos com necessidades motoras e de aprendizado. O ambiente é totalmente equipado para receber as crianças e reforça as ações inclusivas que são prioridade em Contagem. Na unidade do bairro Campo Alto, cerca de 20 estudantes serão beneficiados no contraturno escolar, duas vezes por semana.
“Imagina se todos os municípios tivessem a oportunidade de ter o que Contagem tem hoje, que é essa sala equipada com recursos específicos para garantir que nenhum aluno fique para trás e que todos tenham oportunidades”, enalteceu a professora Francimara Batista, especializada no atendimento para alunos com condições atípicas na escola Eduarda Pereira.
Foto: Site da Prefeitura de Contagem
Fonte: Site da Prefeitura de Contagem