A Prefeitura investiu mais de R$ 500 mil para fazer as adequações necessárias que vão gerar mais bem-estar, segurança e conforto às crianças
Para garantir mais conforto, segurança e o bem-estar das crianças e estudantes, a Prefeitura de Contagem tem investido na revitalização e reforma das unidades escolares. Como é o caso do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jardim Eldorado, que passou por uma reforma completa. A unidade foi entregue, oficialmente, à comunidade escolar nesta última terça-feira (2), com uma programação especial, marcada por muita diversão.
A prefeita Marília Campos destacou as conquistas alcançadas, que colocam a educação de Contagem como “destaque” em todo o país. “A política de valorização da educação passa por uma morada (escola) boa e digna, então garantimos toda essa reforma do Cemei. Mas, junto com ela, a gente tem valorizado o servidor público e garantido toda a materialidade necessária para oferecer uma educação de qualidade. Hoje estamos realizando esse importante sonho da comunidade do Jardim Eldorado”.
Telma Fernanda Ribeiro, secretária de Educação, apontou os desafios enfrentados durante a reforma, com o deslocamento das crianças para outro espaço. “Deu muito trabalho, nós tivemos que mudar a escola e ficar em outro lugar. Agora a gente retorna para fazer a entrega dessa obra. Um dia de muita alegria”.
A diretora do Cemei, Norma Gomes, apontou os benefícios que o novo ambiente proporciona para a educação das crianças. “A palavra é só de agradecimento, a escola ficou maravilhosa, pintura e mobiliários novos. Agora temos mais espaço, nós temos hoje nosso pátio, parquinho. Então, quando se tem toda essa infraestrutura, ajuda no desenvolvimento das crianças. A educação infantil trabalha com ludicidade e este espaço está proporcionando isso”, ressaltou.
Quem também se beneficiou com a reforma foram os trabalhadores da unidade, como é o caso de Carolina Evangelista, professora da turma de 4 anos. “Foi muito bom, os meninos participaram, a comunidade está muito feliz com a inauguração. A gente lutou muito e trabalhou muito para estar aqui nesse momento. A gente vê um trabalho podendo ser realizado melhor, com as instalações novas”.
O evento teve apresentação das crianças do Cemei que formaram um ‘exército caça-mosquito’ contra a dengue e deram uma lição de conscientização. A Turma do Contagito também esteve presente divertindo a todos. A programação contou ainda com a realização de uma rua de lazer, com pula-pula, cama elástica, algodão doce e pipoca.
Estiveram presentes o vice-prefeito Ricardo Faria; os vereadores Alex Chiodi e Edgard Guedes; representantes das secretarias de Educação e de Obras e Serviços Urbanos; o administrador da Regional do Eldorado, José Carlos de Menezes; comunidade e familiares das crianças.
Reforma aprovada
“Estou achando muito bom, antigamente não era assim. Foi um período difícil enquanto funcionou em outro local, mas valeu a espera”, afirmou Taline Taisla, mãe de João Miguel Costa, 4, matriculado no Cemei.
Camila Lorrayne, mãe de Lavínia Ayla, 4, também aprovou a obra. “Desde o ano passado estávamos esperando essa reforma, a escola está muito boa, tudo bem bonitinho e arrumadinho. Eu, por ser mãe de uma criança especial, com Síndrome de Down, estou achando muito bom a adaptação, e também porque colocaram monitores para auxiliar”.
A mãe de Henry Ezequiel, 5, Jenny Stefanne, foi mais uma a aprovar a nova escola. “Estou achando bacana, a reforma ficou muito boa, a estrutura está excelente para as crianças. Meu menino toda semana tem para casa, então também estou gostando muito do ensino”.
Atualmente, o Cemei Jardim Eldorado tem capacidade para atender
216 crianças, de 2 a 5 anos, tendo 197 matriculados.
Existem vagas disponíveis para crianças de 3 a 5 anos.
Estrutura revitalizada
Com investimentos que ultrapassaram R$ 500 mil, a reforma do Cemei Jardim Eldorado foi uma parceria das secretarias municipais de Educação (Seduc) e Obras e Serviços Urbanos (Semobs). O projeto inicial, que visava, exclusivamente, à prestação de serviços de manutenção, passou por uma reprogramação.
Banheiros foram reformados e azulejados; as portas e janelas foram assentadas, escadas foram refeitas; o telhado foi substituído; e paredes internas e externas receberam nova pintura. Além disso, toda a instalação elétrica da unidade foi substituída, bem como as tomadas, interruptores e o espaço educativo ganhou nova iluminação. A unidade também recebeu novo mobiliário e brinquedos para o playground.
A acessibilidade e a segurança também foram contemplados no projeto. Foram implantadas rampas de acesso. corrimões nas escadas e está em andamento o processo para instalação de um elevador.
Atualmente, o Cemei Jardim Eldorado tem capacidade para atender 216 crianças, de 2 a 5 anos, tendo 197 matriculados. Existem vagas disponíveis para crianças de 3 a 5 anos.
Foto: Site da Prefeitura de Contagem
Fonte: Site da Prefeitura de Contagem