Desde novembro de 2023, Flávio Henrique, do PT de São Bernardo do Campo, militante dos Direitos Humanos e atuante nas causas das pessoas com deficiência, mantém um canal de utilidade pública no Youtube, o “Momento de Inclusão” (https://www.youtube.com/@MomentodeInclusao ),em que traz questões e promove debates, denúncias e bate papos sobre os problemas e direitos das pessoas com deficiências e direitos humanos em geral.
Pré-candidato a vereador em São Bernardo do Campo, Flavio Henrique é assistente social graduado pela FAPSS de São Caetano do Sul e com especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Unifesp. Metalúrgico do ABC e militante da classe trabalhadora por 30 anos, é deficiente visual desde os 14, passando a atuar nas causas da pessoa com deficiência a partir dos anos 2000.
“Como militante dos Direitos Humanos, com ênfase nas causas das pessoas com deficiência, resolvi criar esse canal para fazer denúncias na área de saúde pública e falar das nossas lutas. A médio prazo quero fazer programas ao vivo, ao menos uma vez por semana. Estamos nos estruturando, pois é preciso de equipamento, de intérprete de libras, e tudo isso tem custo. Mas o papel do canal é dar voz à luta pelos Direitos Humanos a partir das pessoas com deficiência. Claro que não é só isso, queremos trazer uma dinâmica de dar voz ao povo que mais precisa e tratar das questões sobre crianças e adolescentes, da igualdade racial, das mulheres e dos idosos”, explicou Flavio.
Ele também faz uma convocação a todos os militantes de Direitos Humanos, especialmente aqueles que lidam com a causa da pessoa com deficiência, para que participem e se inscrevam no canal.
Canal traz conversa de Flavio Henrique com o Ministro Padilha sobre a causa da pessoa com deficiência
Segundo o último censo, o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, No Estado de São Paulo são 3 milhões e em São Bernardo do Campo, onde Flávio vive, 64 mil pessoas.
Na conversa com o atual Ministro de Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, Flávio relembrou que Padilha foi vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Congresso Nacional e sempre atuou na causa dos chamados “PCDs”
Em 2011, quando era Ministro da Saúde do Governo Dilma, Alexandre Padilha lançou a primeira versão do programa Viver sem Limite, cujo objetivo era garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. Agora, 12 anos depois, o programa foi retomado pelo governo Lula. O Novo Viver sem Limite reafirma o compromisso do Governo Federal em promover os direitos das pessoas com deficiência, por intermédio de uma política que foi aperfeiçoada e está sendo ampliada.
Entre as metas alcançadas na primeira versão, destacam-se: a ampliação de salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino, a aquisição de 678 ônibus acessíveis, a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos de pessoas com deficiência, e a implantação de protocolos médicos para a identificação de deficiências e atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa destinou também recursos para que 55 universidades federais se adaptassem a receber estudantes com deficiência e permitiu, por meio de pactuação, a abertura de cursos de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os estados e no Distrito Federal.
Veja aqui a conversa de Flavio Henrique com o Ministro Alexandre Padilha sobre a causa da pessoa com deficiência