O deputado Paulo Fiorilo coordenou nesta quarta-feira, 14/6, o ato de lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização Ítalo-Brasileira, que segundo ele é resultado do comprometimento do parlamento com a valorização da história e com a importância da comunidade italiana em São Paulo.
A frente parlamentar discutirá questões políticas, econômicas e culturais importantes para Brasil e Itália e buscará estreitar os laços com o Estado de São Paulo. Para Fiorilo, será também importante resgatar o trabalho já realizado pela mesma frente durante a legislatura passada. Naquele período, o então cônsul-geral da Itália visitou cidades como Diadema, Araraquara, Pedrinhas Paulistas, Apiaí, Presidente Prudente. Dessas agendas, resultaram parcerias e convênios, em especial para cursos de língua italiana.
Parceiro na construção da frente, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, considerou a importante influência italiana no Estado, com os cerca de 20 milhões de paulistas que têm raízes italianas e afirmou que é preciso valorizar essas fortes raízes, com novas propostas. Uma delas, destacou, está na construção conjunta na área de pesquisa aplicada à tecnologia industrial, ampliando a já existente cooperação entre as universidades italianas e as paulistas. Uma reunião informal já está marcada para este mês de junho reunindo parlamentares da frente com empresas italianas.
Participaram do ato a deputada Beth Sahão e os deputados petistas Eduardo Suplicy, Luiz Claudio Marcolino, Donato e entre os parlamentares de diferentes partidos que trouxeram seu apoio à Frente Ítalo-Brasileira, Mauro Bragato, do PSDB, falou da importância da iniciativa e de sua satisfação, como membro da comunidade italiana, de ver a liderança com que Paulo Fiorilo vem conduzindo a frente.
Estiveram presentes, ainda, o secretário-executivo da Secretaria de Negócios Internacionais de São Paulo, Marco Rocha, e o embaixador Raymundo dos Santos Rocha Magno, representando o Escritório de Representação em São Paulo do Itamaraty.
Fonte e foto: Alesp