O envolvimento de policiais integrantes da Polícia Civil e Militar de São Paulo com o crime organizado, suas dimensões, causas e consequências são o alvo de pedido de CPI apresentado pelo deputado Paulo Fiorilo, líder da bancada da Federação PT/PCdoB/PV da Assembleia Legislativa.
O objetivo da comissão investigativa é apurar quais as medidas promovidas pela Secretaria de Segurança Pública, na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), para prevenir e combater a corrupção, os desvios de função e o envolvimento de agentes de segurança com organizações criminosas.
Para Fiorilo, a investigação e a punição administrativa são apenas um aspecto da participação de agentes públicos com o crime organizado. “O Poder Legislativo deve se somar a um conjunto de soluções que invoquem a obrigação do Estado e de seus agentes prestarem contas e agirem dentro da lei”, afirma o parlamentar em trecho do requerimento.
O pedido de abertura de CPI segue no sistema interno da Alesp para angariar as 32 assinaturas necessárias para ser protocolado. “A segurança pública é um tema urgente, com desdobramentos diários. Acredito que os deputados de uma forma geral, inclusive os da base do governo, podem se sensibilizar com a necessidade de transparência sobre o que vem ocorrendo nas polícias”, acredita Fiorilo.
Fonte: Fernando Caldas – PT Alesp
Foto: Facebook do Deputado Estadual Paulo Fiorilo