Queda no número de eleitores ligados a siglas foi notada principalmente entre 2020 e 2023
O quadro de filiados nos partidos políticos do Grande ABC está diminuindo. Levantamento feito pelo Diário do Grande ABC, com base em dados do sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aponta que, embora de forma tímida, ano a ano está havendo fuga de membros na maioria das siglas na região. Essa redução pode ser notada com mais ênfase a partir de 2020, quando 209.129 pessoas eram filiadas a algum partido nas sete cidades. Passados três anos, as legendas perderam 7% de seus correligionários, passando a ter 194.940 filiados.
A análise mostra que o PT continua sendo o maior partido do Grande ABC. Mesmo perdendo 4% dos membros, a sigla possui atualmente 44.444 integrantes. A queda mais significativa foi no PSB, que no período perdeu 24% dos correligionários. passando de 8.051 filiados para 6.052.
“O PT é a sigla com maior número de filiados do país e da Região do Grande ABC”, destaca Antonio Padre, presidente do PT de Santo André.
Como preparação para disputar as eleições municipais deste ano, o PT criou o NAVE – Núcleo de Apoio a Vereadores e Vereadoras, uma ferramenta que irá apoiar as pré-candidaturas e candidaturas a vereador ou vereadora e a prefeito ou prefeita em todo o país.
“Já estamos nos preparando para disputar as eleições municipais, essa ferramenta digital facilitará na campanha e ajudará os candidatos e candidatas a aliar sua imagem ao PT e ao governo Lula”, comentou Antonio Padre.
Sobre a ferramenta, que faz parte de um conjunto de ações de comunicação do PT para municiar a militância do PT e os/as pré-candidatos/as, Padre destaca a sua importância no desempenho esperado pela sigla nas eleições municipais.
“É de extrema importância alinharmos o nosso discurso nacional e municipal com os nossos candidatos e militância, baseado no nosso modo de governar, portanto, iniciativas como essa são extremamente importantes”, finaliza o petista.