Com um mandato presente em Santos e comprometido com as lutas do povo na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), o deputado federal licenciado e atual ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha (PT-SP), destinou no mês de setembro de 2023, a pedido da vereadora Telma de Souza (PT), emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para Ações e Custeio de Serviços de Saúde do município localizado na Região da Baixada Santista, no estado de São Paulo.
Os recursos já foram repassados ao Fundo Municipal de Saúde e estão à disposição da Prefeitura Municipal de Santos para investimentos na área.
Compromisso com o povo santista
O ministro das Relações Institucionais recordou o seu trabalho como parlamentar, hoje licenciado para atuar no Ministério do Governo Lula, e disse que o compromisso com o povo de Santos continua mais firme do que nunca.
“Quero dizer aos munícipes de Santos, que essa emenda foi destinada com muito carinho para a área da Saúde, a pedido da nossa querida amiga e vereadora Telma de Souza, e todo o nosso povo, e que o nosso comprometimento com a população vai se fortalecer ainda mais, com o Governo Lula ajudando a cidade com recursos, convênios e programas sociais”, destaca Padilha.
A vereadora Telma de Souza agradeceu a parceria com o deputado e agora ministro Alexandre Padilha. Disse que essa emenda atende um pedido do mandato e vai dar suporte a vários serviços essenciais para a Saúde Mental em Santos, que já foi referência de atendimento.
“No período pós-pandemia, houve um aumento de mais 30% no número de pacientes/SUS com diagnóstico de transtorno mental, quadros agravados ou gerados por perda de pessoas queridas ou dificuldades financeiras. O diagnóstico entre adolescentes também cresceu muito e, com essa emenda, creio que poderemos oferecer um serviço melhor, para enfrentar a superlotação e o sucateamento da estrutura”, afirma.
Assim como o Padilha, Telma tem uma trajetória ligada à luta antimanicomial e por serviços de Saúde Mental humanizado e de qualidade, que precisa ser ampliado para mais pessoas e livre de preconceito.
Telma de Souza, vereadora do PT em Santos e interventora da Casa de Saúde Anchieta, quando prefeita, em 1989, um marco na Saúde Mental no País, porque libertou dos eletrochoques, cárcere, espancamentos e superdosagem de medicamentos cerca de 500 internos. O tratamento dispensado pelo município a partir de então, com a criação dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial), humanização, terapia com arte e retorno dos pacientes ao convívio familiar foi considerado um modelo para o mundo.
Protagonismo do povo
De acordo com Padilha, porta-voz e um dos principais ministros do Governo Lula, a parceria do governo federal e do Congresso Nacional com os municípios brasileiros vai ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade de vida em cada cidade do país. O ministro destaca a retomada de obras paralisadas na Educação e de programas como o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos, o Brasil Sorridente, o Farmácia Popular, o Bolsa Família, Escolas em Tempo Integral, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Desenrola Brasil, a Lei Paulo Gustavo, o pagamento do Piso da Enfermagem, entre outros como essenciais para o desenvolvimento econômico e social.
Em 2023, Padilha tomou posse do mandato parlamentar da reeleição na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando ocorreu a eleição para a mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, e depois retornou ao cargo de ministro do Governo Lula.
Desde o início do ano, Padilha tem cumprido visitado várias regiões do estado de São Paulo, sempre fazendo um balanço do Governo Lula, reafirmando o compromisso com a população e destacando a previsão de novos recursos e programas para os municípios.
Padilha e Telma de Souza são parceiros de Santos
Alexandre Padilha é um grande parceiro de Santos e de toda a região. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo santista, sempre com apoio de Telma de Souza e do representante do Conselho Político de Alexandre Padilha na Baixada Santista, Emerson Santos.
*Destinou 26 profissionais do Programa Mais Médicos na cidade;
*Beneficiou mais de 123,6 mil pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município por meio do Programa Saúde Não Tem Preço;
*Auxiliou mais de 75,2 mil pessoas com remédios com descontos de até 90% para doenças crônicas (rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma), além de contraceptivos e também fraldas geriátricas no município;
*Fortaleceu o Programa Farmácia Popular no município, chegando a 59 unidades em 2016;
*Implantou 2 CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas);
*Ampliou a atuação das equipes da Saúde da Família e do Brasil Sorridente;
*Conquistou ambulâncias e UTI Móvel para a cidade.
Além disso, como deputado federal, Padilha destinou um total de quase R$ 600 mil em emendas para o município.
A cidade de Santos está localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista. Conta com população de 418.608 habitantes (Censo 2022) e está distante cerca de 85 km da capital paulista.
SOBRE ALEXANDRE PADILHA
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.