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Oficina com Carlinhos Almeida e Saulo Monteiro reúne mais de 120 pessoas que recebem dicas para vencer as eleições

Mais uma oficina da série voltada à organização da pré-campanha eleitoral 2024 teve a “casa cheia”, com a presença de 128 pessoas, entre pré-candidatos e pré-candidatas ao Executivo e Legislativo, além de coordenadores de campanhas, assessores, militantes e apoiadores em todo o Estado de São Paulo. A atividade foi realizada na última terça-feira (28/05) pela plataforma Zoom e contou com a exposição de dois “pesos-pesados” da política e do planejamento de campanha: Carlinhos Almeida, ex-prefeito de São José dos Campos (2013 a 2016) e que já ocupou cargos de vereador, deputado estadual e federal; e Saulo Monteiro, especialista em planejamento estratégico e planejamento de políticas públicas que atuou em governos do PT no Mato Grosso do Sul e em municípios paulistas.

A Série de Oficinas e Cursos Preparatórios para as Eleições 2024 são organizadas pela Galera Vermelha, em parceria com o Projeto SP, e são destinados às pré-candidaturas ao Legislativo e Executivo municipais.

Carlinhos Almeida disse que o período da pré-campanha é “importantíssimo”, pois é aquele no qual o pré-candidato precisa “vender o seu peixe”, expor suas ideias, conversar com a população na rua, na praça, “tomar um cafezinho” com os vizinhos do bairro etc. “Os 45 dias da campanha é basicamente para espalhar o número do candidato. Já não dá para fazer o trabalho político”, disse.

Carlinhos disse que o ponto de partida da pré-campanha é ter um bom diagnóstico da realidade local, observar se a administração é ou não bem avaliada pela população, se ela quer continuidade ou mudança. “Não adianta eu achar que a administração é isso ou aquilo. Se a população acredita nela, não adianta eu dizer que ‘vou mudar tudo’; preciso saber dialogar com essa realidade, saber ouvir, ter habilidade para conversar. Esse ponto de partida é fundamental: ter a imagem correta da administração”. Ele contou que enfrentou em São José dos Campos uma administração bem avaliada. “Então falávamos sobre o que íamos manter e apontávamos deficiências e as alternativas factíveis para mudar”.

Em relação aos recursos de comunicação, ele disse que o principal, se o candidato tem poucos recursos, é garantir o impresso com o número do candidato, “a colinha”. Carlinhos apoia o uso das redes sociais, mas defendeu que o WhatsApp é o mais importante. “Organizar bem seu grupo de WhatsApp é fundamental, lembrando que é uma ferramenta de uso pessoal, que precisa ter as mensagens respondidas”. Além disso, enfatizou que não se deve abandonar as formas tradicionais de campanha, especialmente a conversa. “Até postar uma carta, por exemplo, é interessante, pois as pessoas não estão mais acostumadas a receber cartas e quando recebem, chama a atenção”.

Saulo Monteiro destacou quatro aspectos fundamentais da pré-campanha: formar um grupo de apoio bem articulado; ter uma “causa”, uma “bandeira”, “uma identidade” da pré-candidatura; ter uma boa coordenação da campanha e pessoas destacadas para funções básicas, como cuidar das finanças e da comunicação; e, por fim, definir onde será feita a campanha, ter uma base de referência.
Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas e considerações.

Thais Reichert, liderança do PT e coordenadora do Projeto SP na Macro Sudoeste Paulista, acompanhou a oficina e disse que está gostando muito das apresentações. “O grande diferencial é que os expositores são extremamente qualificados e isso vai fazer grande diferença nas campanhas dos pré-candidatos que estão participando”, avaliou. “Tenho conversado com as pessoas e o retorno está sendo muito positivo, principalmente as de comunicação, de planejamento de campanha e a do Othon Funchal, que tratou das questões jurídicas. Minha avaliação é de que tem sido excelente e o público, considerável. Tem passado das cem pessoas e a repercussão tem sido muito boa”, completou.

O pré-candidato a prefeito de Cajamar, Raimundo Nonato, também aprovou a oficina. “Gostei muito. As oficinas estão muito boas. Eles me orientaram na questão das bandeiras da campanha, para não ficar falando de tudo, ouvir mais as pessoas… Gostei muito!”, comentou.

Acompanhe a programação – Acesse o link da Galera Vermelha: https://galeravermelha.com.br/

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