“O PT repudia qualquer forma de perseguição política a parlamentares comprometidos com a justiça social, os direitos humanos e os interesses do povo brasileiro”, diz a nota do PT assinada pelo presidente Humberto Costa
O Partido dos Trabalhadores manifesta sua solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que enfrenta uma tentativa de cassação de seu mandato, democraticamente conquistado nas urnas.
O PT repudia qualquer forma de perseguição política a parlamentares comprometidos com a justiça social, os direitos humanos e os interesses do povo brasileiro. Glauber tem uma trajetória de luta ao lado dos movimentos populares e merece nosso respeito e apoio.
Também nos solidarizamos com a deputada Luíza Erundina (PSOL-SP), que, em um gesto de profundo compromisso ético e político, aderiu à greve de fome iniciada por Glauber como forma de protesto contra a criminalização da atuação parlamentar combativa e independente.
A greve de fome de ambos é um alerta à sociedade brasileira: não podemos aceitar o avanço de práticas autoritárias que buscam silenciar aqueles que se colocam ao lado do povo, dos trabalhadores e da democracia.
Estamos juntos, nas ruas, nos movimentos e no Parlamento, reafirmando nosso compromisso com a liberdade de expressão, com os mandatos populares e com as lutas históricas do campo democrático e popular.
Companheiros Glauber e Erundina, recebam nosso apoio e nossa admiração pela coragem e o compromisso com a justiça e a democracia.
Humberto Costa
Presidente do Partido dos Trabalhadores