MENU

Ministros Camilo Santana e Alexandre Padilha falam em rede nacional sobre vacinação nas escolas

Ministro Alexandre Padilha:

Boa noite! É com muito orgulho que eu, Alexandre Padilha, ministro da Saúde, estou ao lado do ministro Camilo Santana, da Educação, para trazer uma grande notícia para você, a pedido do presidente Lula.

O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação.

Para isso, a gente vai contar com uma grande mobilização nos estados e municípios, nas escolas da rede pública, que começa na próxima segunda-feira, dia 14, e vai até o dia 25 deste mês. É a ação Saúde na Escola.

Ministro Camilo Santana:

É isso mesmo, Padilha. Saúde e Educação estarão de mãos dadas em uma grande mobilização para vacinar nossas crianças e nossos jovens em todas as escolas públicas do nosso país. Afinal, escola é lugar de construir o futuro com mais oportunidades, e o Brasil é referência quando o assunto é vacina. Já eliminamos doenças graves no passado. Agora, Padilha, conta pra gente que vacinas são essas.

Ministro Alexandre Padilha:

Camilo, vamos oferecer as vacinas adequadas para cada idade:

● Para crianças menores de 5 anos, do ensino infantil, vamos ter vacina contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana.
● E para maiores de 5 anos e menores de 15 anos, vamos ter vacina contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV.

Ministro Camilo Santana:

Vamos vacinar quase 30 milhões de estudantes em mais de 110 mil escolas em todos os cantos do país! Proteger nossas crianças e nossos jovens, porque todo mundo sabe que é sempre melhor prevenir do que remediar. E vamos fazer isso juntos.

Ministro Alexandre Padilha:

E agora temos uma novidade. É a Caderneta de Vacinação Digital, que você pode baixar no seu celular, apontando seu aparelho para o QR Code que está na tela. Com a Caderneta Digital, você vai poder monitorar todas as vacinas, ficar sempre em dia com a imunização e acompanhar todas as informações das consultas e da saúde dos seus filhos. E, agora, a Caderneta Digital vai alertar você quando chegar a hora de tomar uma nova vacina ou uma dose de reforço.

Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do SUS na própria escola onde estudam ou serão levados até a Unidade Básica de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos pais.

Ministro Camilo Santana:

Agora, uma informação que você precisa saber e que vale espalhar nas suas redes sociais para combater as fake news: não é de hoje que a vacinação vai até as escolas! Porque escola é lugar também de proteção, e a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar doenças, como pólio, sarampo, rubéola e caxumba, por exemplo, além de outras, como HPV.

Ministro Alexandre Padilha:

Vale repetir o que todo mundo sabe: as vacinas ofertadas no Brasil são seguras, salvam vidas e ensinam nossas crianças, desde cedo, a importância de se cuidar e de proteger também toda a família.

Ministro Camilo Santana:

Nós estamos mobilizados, todo o Governo Federal, para que cada escola pública do nosso país, em cada município brasileiro, receba as vacinas que vão garantir mais saúde para os nossos estudantes. E, para isso, nós contamos com os estados e municípios, que estarão conosco nesse esforço!

Ministro Alexandre Padilha:

Nós estamos juntos nessa missão dada pelo presidente Lula. Mas o sucesso depende de todos nós: mães, pais e responsáveis por nossas crianças e nossos jovens.

Para esse esforço dar certo, eu já quero fazer um agradecimento antecipado às famílias, aos professores e profissionais da rede pública e a todos os profissionais do SUS.

Ministro Camilo Santana:

Não esqueça: a vacinação nas escolas acontece a partir da semana que vem, do dia 14 até o dia 25 de abril. Todo mundo deve fazer sua lição de casa e manter seu cartão de vacinação atualizado durante todo o ano e também orientar seus familiares e amigos a fazerem o mesmo. Porque uma escola vacinada é uma escola segura.

Ministro Alexandre Padilha:

A vacinação é uma conquista sua, é uma conquista de todos os brasileiros que precisa ser mantida e ampliada, sempre. Esse é um compromisso do Governo Federal e contamos com você.

Ministro Alexandre Padilha e Camilo:

Vacina sempre, Brasil!

Fonte e foto: Agência Gov | Via Secom/PR

BUSCA RÁPIDA