O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), manifestou na quinta-feira (19/04), apoio às causas das pessoas com deficiência e reforçou o compromisso do Governo Lula com ações de fortalecimento ao emprego apoiado, durante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, com representantes da direção das entidades ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado), ITS (Instituto de Tecnologia Social) e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ambas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Na pauta, iniciativas de fortalecimento junto aos órgãos do Governo Federal para viabilizar ações de Emprego Apoiado referente à instituição de Política Nacional de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência, bem como inserção no mercado de trabalho.
Após a audiência na Capital Federal, o vice-presidente da ABEA, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, demonstrou otimismo em relação ao comprometimento do Governo Lula, por meio de programas, convênios, parcerias e recursos para geração de renda e emprego para pessoas com deficiência e melhorias na qualidade de vida.
Tenho certeza que esse governo vai ser o governo da inclusão! Porque hoje, a gente consegue conversar com o governo federal, através dos ministérios. Isso não acontecia no governo anterior. Então, a minha expectativa é que com o Governo Lula, a gente vai avançar muito a pauta da pessoa com deficiência, do emprego apoiado. As pessoas vão ter emprego digno, saúde e qualidade de vida, e não ficar pedindo ajuda nos semáforos,” destaca Cabelo
Projeto de Padilha prioriza inserção de PCDs no mercado de trabalho
Cabelo ainda elogiou o atendimento da equipe de Padilha no ministério e disse que o ministro será um grande protagonista para avançar nesta pauta do emprego apoiado e das pessoas com deficiência. Um dos encaminhamentos da reunião foi a proposta de retomada do PL (Projeto de Lei) que institui a Política Nacional de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência, de autoria do Dep. Federal Alexandre Padilha PT-SP (PL Nº 3.445/2021), para viabilizar a aprovação junto ao Congresso Nacional. O objetivo da matéria é facilitar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Padilha já fez um ótimo trabalho como deputado federal e tenho certeza que na condição de ministro vamos ter um aliado que vai nos ajudar a construir esse processo para melhorar a vida das pessoas com deficiência”, complementa o vice-presidente da ABEA
Também participaram do diálogo, o Presidente da ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado), Carlos Jesus Delgado Garcia; o Presidente do ITS Brasil (Instituto de Tecnologia Social), Luiz Otávio Alencar; o Vice-Presidente da ABEA, Sebastião Ismael de Sousa; o Diretor Executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira Silva; o membro do Conselho Fiscal e Assistente Jurídico da ABEA, Fernando Vitorino; a Terapeuta da ABEA, Amabili Canola Nacle; assessores da equipe da SRI (Secretaria de Relações Institucionais): Alexandre Cruz – Coordenador da SEAG/SRI/PR; Ilano Barreto – Assessor Especial da SRI/PR e Vitor Marchetti – Assessor Especial da SRI/PR; e membros do Ministério do Trabalho: Aline Bessa – Diretora de Fiscalização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e João Paulo – Auditor do Trabalho do MTE.
Confira a Galeria de Fotos: