O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta sexta-feira (17) da mesa de abertura do Fórum Mauá 2023-2033, “A Década da Transformação”, no Teatro Municipal de Mauá (SP), promovido pela Prefeitura de Mauá.
O Fórum visa buscar o panorama atual da cidade e as perspectivas para os próximos 10 anos, propõe a busca e construção de alternativas às políticas públicas convencionais mediante um debate democrático de ideias, formulação de propostas, troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, entre empresas, entidades e movimentos da sociedade civil que compartilham dos mesmos princípios.
Em seu discurso, Luiz Marinho destacou que a única possibilidade de solução, em qualquer nicho, é o diálogo, a participação, a negociação e uma construção coletiva. “O Brasil está em reconstrução, Mauá está em reconstrução, e essa reconstrução passa pelo esforço de todas e todos. Temos que pensar em investimentos e mudanças que vão resolver a vida das pessoas. Nós geramos, nos últimos 9 meses, 1.600.000 novos trabalhos de carteira assinada no Brasil, sendo 3.039 em Mauá. Esse é o resultado de um compromisso, planejamento e de um esforço em conjunto”.
O ministro ressaltou ainda a importância do planejamento em conjunto para a construção de um futuro melhor para a humanidade. “Cada indivíduo faz parte do coletivo, todo mundo faz realmente a diferença quando falamos de uma década de soluções para nosso meio ambiente. Planejar é o jeito mais fácil de concretizar e realizar. O planejamento é decisivo no futuro da humanidade, na preservação das espécies, na recuperação das matas ciliares. Precisamos planejar em conjunto, facilitando a tomada de investimento, reunindo a inteligência, a comunidade, as famílias, o mundo empresarial, os governantes, as escolas, e construir um movimento em série”.
Com o foco não só no diagnóstico, mas sim na busca por soluções concretas e estratégias que pavimentam um caminho para o desenvolvimento econômico e sustentável, o painel computou ideias provenientes de diversos setores, e resultou em um diálogo que transcendeu fronteiras e ideologias em prol do bem comum.
Os principais pilares da discussão foram o eixo econômico e ambiental, regularizando a interdependência dessas dimensões na construção de uma cidade equilibrada e próspera, visando moldar Mauá de maneira inovadora e sustentável, fazendo dela a cidade que cada cidadão quer ter nos próximos 10 anos.
Fonte e foto: Ministério do Trabalho e Emprego