O ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, participa na noite desta sexta-feira (11/08), a partir das 19h, da Plenária da Macrorregião Araçatuba, na cidade de Araçatuba.
Na pauta, a avaliação dos sete primeiros meses do Governo Lula III, a atual conjuntura política e social e os desafios para 2024.
Lideranças como deputados, vereadores, presidentes de diretórios, militantes e representantes de entidades, partidos, sindicatos e movimentos sociais estarão presentes na atividade.
O encontro acontecerá na sede da Kabana Eventos localizada na Rua Quinze de Novembro, 160 – Centro – Araçatuba/SP.
“A presença do ministro Alexandre Padilha engrandece a atividade e a importância da nossa região. Será um encontro para falarmos sobre os desafios atuais e do próximo ano, sobre o Partido dos Trabalhadores e sobre os investimentos e programas do Governo Lula para os municípios. Toda a nossa companheirada está convidada para participar desta grande plenária”, destaca o coordenador regional do PT, Fernando Zar.
Padilha é parceiro da Macro Araçatuba
Padilha é um grande amigo e parceiro de longa data da população dos municípios da Macro Araçatuba. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo da região, sendo o responsável pela chegada de profissionais do Programa Mais Médicos na cidade, por viabilizar a UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); a construção e reforma de postos de saúde no município; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; beneficiou milhares de pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e medicamentos para doenças crônicas nas farmácias populares com descontos de até 90% (remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas). Também investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente, além de conquistar ambulâncias e UTIs Móveis para as cidades.
Como deputado federal (2019-2022), Padilha destinou mais de R$1,4 milhão em emendas parlamentares para as cidades da Macro Araçatuba.
Sobre Alexandre Padilha
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.