A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, estiveram presentes nesta sexta-feira (26) na reinauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Débora Regina Leme dos Santos, em Hortolândia, região de Campinas, no interior de São Paulo.
Ao todo, o equipamento contou com R$ 937 mil do governo federal e contrapartida de R$ 65 mil da prefeitura em investimentos para obras e equipagem. Além da reforma, a nova sede ganhou uma sala de estar e repouso para as mulheres atendidas, que passam a ter o serviço de abrigamento provisório no local. Outra conquista é a sala especial para crianças e adolescentes e uma brinquedoteca, espaços que possibilitam que as mães possam procurar o serviço acompanhada de seus filhos.
O CRAM de Hortolândia tem cinco tipos de serviços e atende cerca de 75 mulheres da cidade por mês. No ano de 2023, foram expedidas 670 medidas protetivas por meio de atendimentos no local. “O Centro de Referência é um serviço fundamental para tirar a mulher do ciclo de violência, para ser acolhida, receber informações, realizar denúncia, e sem precisar se separar dos seus filhos”, destacou a ministra Cida Gonçalves. “Tenho dito que precisamos atuar contra a raiz do problema da violência contra a mulher, que é a misoginia, o ódio contra as mulheres. Precisamos de muita educação e informação para realizar uma mudança cultural na sociedade”, completou.
A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, secretárias municipais e da deputada estadual Ana Perugini, autora da emenda parlamentar que possibilitou o investimento no local.
Homenagem
O Centro de Referência leva o nome de Débora Regina Leme dos Santos, jovem moradora de Hortolândia e vítima de feminicídio. O espaço oferece acolhimento, apoio, atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência.
Serviço:
Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Débora Regina Leme dos Santos
Local: Rua Alberto Gomes, 18, Jardim das Paineiras – Hortolândia/SP
Fonte e foto: Ministério das Mulheres