Portuário e arquiteto, João Cardoso é pré-candidato a vereador em Ilhabela, cidade turística do litoral norte de São Paulo. Nesta entrevista, ele fala que o município, apesar de ter muitos recursos financeiros com royalties de petróleo, não tem políticas públicas para a população, que sofre com habitações em áreas de risco e outros problemas.
Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?
A motivação vem da necessidade, da urgência de termos em Ilhabela políticas públicas para a população que mais precisa, para a população trabalhadora. Embora Ilhabela seja uma cidade muito rica, com muito recursos, ela não tem políticas sociais, não tem políticas públicas para Habitação, Educação, Transporte Público… Precisamos construir essas políticas.
Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?
Uma das principais bandeiras é a moradia digna, popular e acessível para a população. Ilhabela não produz moradia digna para seus trabalhadores. Temos 20% de habitação em área de risco e é muito perigoso continuar com esse índice, que, por si só, mostra a necessidade de moradias populares.
Quais os três principais temas de sua pré-campanha?
Habitação popular, educação de qualidade e emancipadora – queremos trazer para Ilhabela um campus avançado do Instituto Federal – e transporte com tarifa zero.
Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?
Por meio de políticas públicas. Temos que ter um olhar humano, um olhar social na administração do orçamento municipal. O que queremos fazer aqui é o que o Lula fez no Brasil: colocar o pobre no orçamento, os caiçaras no orçamento de Ilhabela.
Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?
O governo faz repasses de recursos de royalties de petróleo para Ilhabela [R$ 206,85 milhões transferidos para o município no ano, de acordo com o site oficial https://shre.ink/Dt5G ]. Um importante investimento a ser feito é a instalação do Instituto Federal. Por ser uma ilha, temos vários limites de acesso e a instalação de uma instituição de referência de ensino seria um grande investimento.
Ilhabela também conta com 2,14 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, 13 Unidades Básicas de Saúde com custeio federal, 15 equipes de Saúde da Família em atuação no município com custeio federal, além de 09 equipes do programa de saúde bucal (Brasil Sorridente) e recebeu R$ 600 mil para projetos culturais (leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc).
Minibio
Nome: João Carlos Cardoso da Silva (João Cardoso)
Cidade natal: Caraguatatuba (SP)
Data de Nascimento: 24/06/1986
Profissão: portuário/arquiteto
Atuação na sociedade: movimento por moradia, movimentos ambientalistas e sindicalismo portuário.