Vereadora há nove mandatos, sempre pelo PT, Amélia Naomi tem uma trajetória de lutas políticas que começa na faculdade e a acompanham pela vida toda. Aos 64 anos, suas principais bandeiras estão ligadas ao combate à violência contra as mulheres, defesa das mulheres trabalhadoras domésticas e defesa do meio ambiente. Leia a entrevista.
Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?
São José dos Campos é uma das cidades mais ricas do país, mas é muito desigual. Meu mandato tem lutas que precisam continuar, como contra à violência às mulheres e para garantir que a população de bairros abandonados pelo prefeito seja defendida.
Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?
“Amélia, ela luta e a cidade conquista”.
Cite as três principais áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?
O combate à violência contra as mulheres é minha principal bandeira. Também tenho uma forte atuação na defesa e orientação das trabalhadoras domésticas e um trabalho expressivo na luta em defesa do meio ambiente. Tive um papel decisivo contra as cavas de areia, instalação de termelétrica, preservação do cerrado e contra o corte indiscriminado de árvores. Consegui aprovar um projeto aprovado que incentiva o uso do carro elétrico, inclusive pela Prefeitura, com renovação da frota e também do transporte coletivo.
Sobre a violência, fazemos um trabalho de conscientização junto aos estudantes do Ensino Médio, com orientações e a distribuição de uma cartilha sobre o tema. A ideia é ampliar este trabalho em mais escolas.
As demais propostas estão em elaboração.
Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?
São José tem realidades distintas. Defendo creche em tempo integral, regularização de bairros que sofrem com a demolição de casas sem processo legal ou direito à defesa do morador. Também luto por um transporte coletivo melhor. A licitação está atrasada há 4 anos e a população sofre com ônibus velho, que quebra a toda hora, o que atrasa os horários. A saúde é outro ponto sensível. É urgente agilidade para atender a fila de consultas e cirurgias que podem demorar anos.
Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?
O governo Lula tem feito um forte investimentos, que já somam mais de R$ 1 bilhão. Além dos programas sociais, São José tem sido atendida com obras do Novo PAC: Centro de Reabilitação, creche, UBS, centro esportivo, 528 casas pelo Minha Casa, Minha Vida, além de R$ 60 milhões para renovar a frota sucateada de ônibus.
Minibio:
Nome: Amélia Naomi
Cidade natal: Aparecida d’Oeste (SP)
Data de Nascimento: 12/06/1960
Profissão: Assistente social
Cargo atual: vereadora
Atuação na sociedade: estou no nono mandato como vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Minha vida tem sido dedicada a combater a violência contra as mulheres, em defesa do meio ambiente e contra as injustiças. Minha atuação política começou na faculdade, no curso de Assistência Social. Trabalhei na indústria e fui uma das primeiras mulheres a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.