A prefeita de Contagem (MG), Marília Aparecida Campos (PT), tem feito uma administração que prioriza a Saúde da população.
Por isso, em suas redes sociais a Prefeitura tem reforçado a importância do acompanhamento da saúde dos beneficiários do Bolsa Família, que devem ficar atentos às datas para o comparecimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para o acompanhamento dos cuidados básicos de saúde, exigidos para a manutenção do benefício.
O responsável familiar deve levar as crianças de zero a sete anos à unidade de saúde para verificação de peso e altura, munidos dos cartões de vacinação. As mulheres beneficiadas, de 14 a 44 anos, também devem comparecer.
“Conforme a diretriz do Ministério da Saúde, é necessário manter atualizado o calendário de imunização para evitar o cancelamento, bloqueio ou suspensão do auxílio. Todos precisam levar os cartões do SUS e do Bolsa Família ou o antigo cartão do Auxílio Brasil que continua valendo. O prazo vai até o dia 21 de julho”, garantiu a petista.
O acompanhamento permite ao poder público identificar algumas das principais situações de vulnerabilidade e os riscos sociais vivenciados pelas famílias carentes. Assim, é possível construir diagnósticos sociais sobre indivíduos, famílias e territórios e potencializar as ações de governo.
Em Contagem, mais de 26 mil crianças e 50 mil mulheres de 14 a 44 anos são beneficiárias do Bolsa Família.