O município de Sorocaba é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões. E, para reforçar o investimento no município o deputado estadual, Luiz Cláudio Marcolino (PT-SP), conseguiu por meio de uma indicação uma verba de 500 mil para investimento em infraestrutura.
Vale reforçar que, o município de Sorocaba é o décimo nono maior do país, à frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis. É a capital da região Metropolitana de Sorocaba, estando a frente mais de 2 milhões de pessoas. (que reúne 27 municípios e mais de 2 milhões de pessoas.
As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias. Com esta estrutura urbana e uma importante atividade rural, o município de Sorocaba tem é o mais populoso da região sudeste paulista, com 723.574 habitantes, conforme o Censo 2022 realizado pelo IBGE.
Para o deputado estadual, Luiz Cláudio Marcolino (PT-SP), “as cidades precisam investir em infraestrutura, porque estamos nos desenvolvendo rapidamente e, é preciso planejar, garantir recursos por meio de plano de investimento e, construir estruturas que ofereçam condições de vida adequadas aos cidadãos. Durante alguns anos ficamos reclusos, restringindo até mesmo o investimento em algumas áreas em detrimento a saúde, pois era preciso valorizar somente a vida naquele momento. Agora estamos retomando alguns projetos e os investimentos – pautados na sustentabilidade ambiental e econômica – demanda recursos”, comenta Marcolino.
EQUIPAMENTOS PÚBLICOS
É cada vez mais evidente, a necessidade de se conceber espaços e equipamentos públicos que sejam pensados democraticamente, pela lógica de ampliação da participação social. E, um dos pilares para concepção e consolidação de boas cidades é promover o maior número possível de encontros entre as pessoas. Nesse contexto, é indispensável a busca pela construção de uma agenda pública, que considere o protagonismo em infraestrutura oferecendo para a população espaço urbanos sustentáveis e ambientalmente corretos.
Fonte e foto: Assessoria do Deputado Luiz Claudio Marcolino