A Série Galera Vermelha Entrevista retorna em dezembro com a publicação de diálogos com atuais mandatos, vereadoras eleitas e reeleitas e com vereadores eleitos e reeleitos destacando o balanço das ações e os desafios para a próxima legislatura (2025-2028).
A entrevistada desta quarta(11/12) é a vereadora de Ribeirão Pires, Márcia – Coletiva de Mulheres (PT)
Confira a entrevista:
1 – Qual a principal marca da Mandata Coletiva de Mulheres ao longo dos quatro anos de legislatura?
2 – Quais ações, projetos e iniciativas do mandato que podemos destacar ao longo desse período?
A luta popular foi uma das características da Coletiva de Mulheres. Durante os anos de mandato nos posicionamos a favor dos interesses da população, referente a volta da normalidade da circulação dos ônibus, que foram reduzidos durante a (pandemia) da COVID-19 prejudicando as pessoas trabalhadoras e estudantes. Com nossa persistência conseguimos em 2024 que o Decreto que sustentava a diminuição da frota fosse finalmente derrubado.
Além disso, um dos pontos mais citados durante o processo eleitoral de 2024 foi a cobrança da “Taxa do Lixo” na conta de água mensalmente. Taxa essa aprovada por 15 dos 17 vereadores da Câmara Municipal e que a Marcia – Coletiva de Mulheres votou contra durante o mandato e se posicionou duramente sendo a única verdadeira oposição.
Dentro das diversas iniciativas realizadas pela Coletiva de Mulheres 4 nesses anos, destacamos também alguns projetos de leis aprovadas:
- Lei nº6733/2022 – Institui, no Calendário Oficial de Eventos de Ribeirão Pires a Semana Municipal Marielle Franco, de Luta pela Igualdade de Gênero, contra o feminicídio e o Genocídio da Mulher Negra
- Lei nº6858/2023 – Institui a política de transparência dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
- Lei nº6856/2023 – Institui, no Calendário Oficial de Eventos de Ribeirão Pires o Dia Municipal do Futebol de Várzea
- Lei nº6798/2022 – Institui a Carteira Municipal da Saúde da Mulher em Ribeirão Pires
- Lei nº6628/2021- Institui, no Calendário Oficial de Eventos o Dia Municipal do Patacori Ogum
- Lei nº6749/2022 – Assegura a profissionais e alunos dos estabelecimentos de ensino municipal da rede pública, o direito à instituição, pelo Poder Público, de Programa Educacional de Prevenção à Violência Doméstica
- Lei nº6645/2021- Cria a Campanha Permanente de Conscientização e de Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual no Município de Ribeirão Pires
3 – Qual a importância do Governo Lula para o município?
Nós temos muitos beneficiários de programas sociais como por exemplo o Bolsa Família e o LOAS, facilitando o trabalho da Secretaria de Assistência Social. Outro benefício como o Bolsa Atleta fomenta o esporte na cidade melhorando e incentivando o trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer do município. O governo Lula também viabilizou a reforma do Centro Odontológico com o programa Brasil Sorridente. Além de trazer verba prioritária de R$6 milhões para a saúde da população de Ribeirão Pires.
O governo Lula adota uma abordagem interdisciplinar, voltada para atender de forma ampla às diversas necessidades da população. Os exemplos que mencionamos refletem apenas uma parte das ações que tivemos a oportunidade de acompanhar mais de perto ao longo dos nossos quatro anos de mandato como vereadoras.
Biografia
A história da Coletiva de Mulheres de Ribeirão Pires é uma jornada de empoderamento e transformação social que começou em 2017, com a criação do grupo “Mulheres na Trincheira”. Formado com o propósito de lutar pelos direitos das mulheres e pela equidade de gênero, o grupo cresceu e se fortaleceu, percebendo o potencial para alcançar ainda mais mudanças.
Em 2020, motivadas pelo desejo de romper com a “velha política” e ampliar nossa atuação para atender também outras demandas da comunidade, fundamos a Candidatura Coletiva de Mulheres de Ribeirão Pires, com a representação institucional pela Marcia Gomes. Essa iniciativa marcou a política local ao unir mulheres de diversas formações e experiências com um objetivo comum: promover uma gestão pública baseada na diversidade, inclusão e respeito aos direitos humanos.
Além do trabalho político, destacamo-nos pelo apoio e acolhimento às mulheres da comunidade, oferecendo serviços de orientação em saúde, questões jurídicas e sociais. Entre as principais conquistas do primeiro mandato, destacam-se: a Campanha Permanente de Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual, a criação do Dia Municipal do Patacori Ogum e da Semana Municipal Marielle Franco, além de programas como o Educacional de Prevenção à Violência Doméstica e a Carteira Municipal de Saúde da Mulher.
Ao ocuparmos espaços historicamente dominados por homens, não apenas quebramos barreiras, mas também pavimentamos o caminho para uma nova era de liderança feminina em Ribeirão Pires, reafirmando nosso compromisso com a luta por igualdade de gênero e justiça social.