O desenvolvimento da mobilidade urbana em diversos municípios brasileiros não para e mais uma cidade poderá comemorar os avanços do setor. Nesta quarta-feira (21), durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o Ministério das Cidades assinou a contratação de uma obra para a implantação de uma faixa exclusiva em Mauá, na região metropolitana de São Paulo.
A proposta, selecionada no âmbito do Novo PAC Mobilidade Grandes e Médias Cidades, tem como objetivo melhorar o sistema viário de transporte público no município paulista, além de adequar as vias, calçadas, ciclofaixas e drenagem. As obras terão o investimento de R$ 76 milhões através de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), além de mais R$ 16,7 milhões de contrapartida.
“A mobilidade é uma pauta de extrema importância em várias prefeituras, sejam elas de cidades pequenas, médias ou grandes. Recebemos muitas propostas na primeira etapa do PAC, uma delas de Mauá. Queremos começar as obras e entregar para a população. Esse momento mostra a retomada do Novo PAC, que vai trazer resultados no país inteiro. Agora é trabalhar, acompanhar a obra, ter o apoio da Caixa Econômica Federal e tocar outras propostas da nossa carteira”, disse o Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Marcos Daniel Souza.
A faixa exclusiva Barão-Zaíra será próxima ao centro da cidade, com vias que ligam e recebem o fluxo dos três terminais da cidade. O empreendimento irá ligar o Terminal Central ao futuro Terminal Itapark e vai contribuir com a conexão entre a região leste, onde há o Terminal Itapeva, e o centro.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Foto: JD Vasconcelos