A Série Galera Vermelha Entrevista está de volta! A partir de segunda-feira (4/11) serão publicados diálogos com vereadoras eleitas e reeleitas e com vereadores eleitos e reeleitos destacando o balanço dos mandatos e os desafios para a próxima legislatura (2025-2028).
O entrevistado desta quinta (7/11) é o vereador reeleito de Santo Anastácio, Professor Agripino (PT), que obteve 308 votos (2,87%) dos votos, sendo o 7º mais bem votado da cidade localizada na Região de Presidente Prudente.
Confira a entrevista:
1 – Qual a principal marca do mandato ao longo dos quatro anos de legislatura?
Atuar em todas as áreas que regulam as relações sociais com foco no seguinte princípio que norteia minha ação parlamentar: ética na política e trabalho para todos e de forma especial para os menos favorecidos da sociedade.
2 – Quais ações, projetos e iniciativas que podemos destacar do mandato parlamentar?
– Defesa da educação e dos educadores, desempenhando lutas permanente para a garantia dos direitos dos estudantes, famílias e profissionais da Educação. Destaco o trabalho junto às ADIs de Santo Anastácio buscando o reconhecimento definitivo de professoras. Já consegui a implantação parcial da LEI do PISO para as mesmas.
– Luta e conquista da correção das distorções do plano de carreira dos servidores municipais que garantiu um avanço significativo para os cargos com salários menores. Muitos recebiam como salário base um valor menor que um salário mínimo.
– Apoio aos coletores da cooperativa de materiais recicláveis – realização e qualificação do convênio junto a prefeitura.
– Conquista do reajuste da diária dos trabalhadores braçais.
– Conquista do auxilio transporte para os estudantes universitários.
– Proposição de coordenação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social para o município de Santo Anastácio (em processo).
3 – Como avalia os resultados das eleições municipais deste ano na cidade?
O Partido dos Trabalhadores de Santo Anastácio continua mostrando sua força local e regional pela votação expressiva que obteve nas eleições, pois é o único partido estruturado no município com propostas definidas para o governo de Santo Anastácio. Apenas por uma pequena diferença (70 votos) não conseguimos vencer as eleições majoritárias com o companheiro Dida (amealhou 3.313 votos).
Tivemos uma campanha brilhante, porém, ainda sofremos muito com o preconceito de uma parte da população pelas narrativas criadas pelo bolsonarismo. Por outro lado, o uso do poder econômico no aliciamento de eleitores é um grande mal para nossa cidade.
Nas eleições proporcionais apresentamos uma chapa completa, porém, o número de votos obtidos não foi o que esperávamos. Avalio que precisamos ampliar o partido trazendo mais lideranças jovens para o grupo e realizar programas de formação e ações sistemáticas preparando o partido para as próximas eleições.
Destaco também a importância de marcamos presença nas eleições, pois fortalece o partido em várias dimensões.
4 – Quais serão as principais bandeiras e projetos para a próxima legislatura 2025-2028?
Além do trabalho permanente em defesa da Educação, Saúde, dos Servidores(as) Públicos(as) e atendimento da população nas diversas demandas, terá destaque no mandato 2025/2028:
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – trabalhar intensamente para a efetivação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social que será elaborado a partir da Audiência Pública realizada no dia 29/05/2024.
LUTAR PELO MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL – Ampliar o debate sobre a questão ambiental no município, demanda emergente que abrange várias áreas.
EDUCAÇÃO EM PAUTA – ampliar os debates com os profissionais da Educação e famílias para solucionar os problemas que ainda persistem nesta área relacionadas a vida funcional dos trabalhadores desta área e qualidade do ensino – revisão do Estatuto do Magistério e instituição de uma Lei Municipal de Diretrizes e Bases da Educação.
HABITAÇÃO – Construção de 200 casas e implementar o Programa “Moradia Digna” que visa dar condições estruturais mínimas às moradias do município que estão em situação precária através da parceria com o Ministro Alexandre Padilha e Governo Lula, estamos trabalhando para a construção de 200 casas em Santo Anastácio.
5 – Qual a importância do Governo Lula para o município e quais áreas são prioridades para investimentos com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população?
O perfil republicano e de reconhecimento dos municípios do presidente Lula é de extrema importância para o fortalecimento dos municípios. Foram os governos Lula e Dilma os que mais realizaram empreendimentos nos municípios e alocaram recursos para suplementar as políticas públicas, em especial, na área da saúde.
Sem dúvida nenhuma, nosso município necessita de mais investimento em políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda, pois nossa economia vem sistematicamente se fragilizando. Grande parte da população são beneficiárias dos programas sociais do Governo Lula e nosso desafio é incluir essas pessoas no mercado de trabalho.
Biografia
Nome: Agripino Miguel Costa (Prof. Agripino)
Município: Santo Anastácio
Cidade natal: Santo Anastácio
Data de Nascimento: 13/12/1967 (57 anos)
Profissão: Professor
Cargo atual: Vereador
Professor Agripino nasceu em 13/12/1967, 57 anos, casado com Sueli, tenho dois filhos, Felipe e Rafael. Já trabalhou em mercearia, fui feirante e trabalhador rural. Filho de agricultores, sempre esteve ligado a área agrícola onde permaneceu desenvolvendo atividades até 1996. Ingressou na Universidade em 1991. Possui formação superior sendo graduado em Ciências Físicas, Biológicas e Matemática com Pós-Graduação em Gestão Educacional pela UNICAMP e vários outros cursos de especialização em várias áreas.
Ingressou no magistério em 1992 e ministrou aulas em várias escolas do município e região. Também ocupou por dez anos ,o cargo de Assistente Técnico Pedagógico de Matemática na Diretoria de Ensino de Santo Anastácio. Professor de Matemática, Ciências, Física, Química e Biologia na rede pública há 33 anos e na rede SESI/SP há 29 anos. Sempre teve seus ideais bem definidos ligados a dignidade, ética e fé em Deus, defendendo a cidadania para todos. Como educador, sempre esteve ligado na luta em defesa da Educação, sendo militante da APEOESP (Sindicato dos Professores) desde 1993 e também do CPP (Centro do Professorado Paulista). Também foi presidente e membro do Conselho Municipal de Educação de Santo Anastácio, em várias gestões.
Histórico no partido:
Desde o ingresso na política foi filiado ao PT em 1995 onde sempre se manteve. Já presidiu o Partido no município e participou da Coordenação da Macrorregião de Presidente Prudente como Secretário de Finanças. Desde as eleições municipais de 1996 participou em todas, totalizando oito pleitos. Nas eleições de 2004 foi candidato a prefeito e nas demais, candidato a vereador. Fui eleito em quatro eleições – 2000 / 2012 / 2020/ 2024. No mandato de 2013 a 2016 ocupou a presidência da Câmara no biênio 2013/2014.