O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo promoveu na manhã do último domingo (02/07), mais um giro da Jornada de Mobilização Regional pelas Macrorregiões do estado paulista. O 16º encontro aconteceu na Macro Ribeirão Preto e reuniu cerca de 250 lideranças e militantes, na cidade de Ribeirão Preto, com objetivo de analisar a conjuntura atual no Brasil, Estado de SP e aprofundar o cenário político regional para fortalecer o PT na região.
Estiveram representadas 30 cidades na atividade que debateu a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; os avanços do Governo Lula e a organização do PT para enfrentar os próximos desafios e se preparar para as eleições de 2024.
As primeiras 15 edições aconteceram em Presidente Prudente, Alta Paulista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Campinas, Jaú, Ourinhos, ABC, Sudoeste Paulista, Sorocaba, Osasco, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Guarulhos/Alto Tietê e Mogiana.
Organização, finanças, mobilização e formação
Após um momento cultural, a mesa de abertura foi composta pelos membros da direção estadual: Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), Rose Gaspar (secretária de Mobilização do PT Paulista), Thais Maciel (secretária de Formação do PT-SP), Gilson Pelizaro (coordenador regional da Macro Ribeirão Preto e vereador de Franca) e José Alfredo (secretário de Comunicação da Macro Ribeirão Preto).
Essa primeira composição teve como foco a organização, o planejamento, as finanças e a formação do Partido dos Trabalhadores na região.
Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Thais recordou a importância da formação dos dirigentes, pré-candidatos e novos filiados e novas filiadas, e da Jornada de Formação Nova Primavera; Rose enfatizou a importância da mobilização da companheirada para o partido atingir os objetivos neste ano de 2023 e se preparar para os desafios do próximo ano.
Cenário eleitoral, desafios e Governo Lula
A segunda mesa priorizou as análises de conjuntura nacional, estadual e regional com as participações de Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Edinho Silva (prefeito de Araraquara), Cido Ferrari (prefeito de Matão), Arlindo Chinaglia (deputado federal), Márcia Lia (deputada estadual) e Silvia Diogo (covereadora Judeti Zilli Coletivo Popular).
Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçarmos a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.
“É crucial fortalecer nossa militância para defender os interesses do povo paulista, e estamos empenhados nesse trabalho diário!”, destacou.
O prefeito Edinho Silva fez uma análise de conjuntura e projetou os próximos desafios para as lideranças e militantes do PT.
“Durante minha fala, tive a oportunidade de abordar a conjuntura política e econômica do Brasil e os desafios que serão enfrentados pelo partido e pela sociedade para combater em 2024. Enfatizei que a prioridade será derrotar as concepções e valores autoritários do bolsonarismo, derrotar esse projeto de poder de inspiração fascistas. A vitória do presidente Lula, que uniu as forças democráticas de diversos espectros políticos, de diversos partidos, representou a derrota de Bolsonaro nas urnas, mas não o aniquilamento do bolsonarismo”, enfatizou.
Participaram também as vereadoras de Ribeirão Preto, Duda Hidalgo, Judeti Zilli Coletivo Popular e Perla Müller (primeira suplente e secretária estadual de Meio Ambiente do PT-SP); a vereadora de Taquaritinga, Mirian Ponzio; o vereador de Araraquara, Alcindo Sabino; a vereadora de São Carlos, Raquel Auxiliadora; o ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, a ex-prefeita de São Joaquim da Barra, Maria Helena, o ex-prefeito de São Joaquim da Barra, José Ivo Vannuchi, o ex-prefeito de Franca, Gilmar Dominici, o dirigente regional e liderança do PT Sertãozinho, Tião Macedo, representando o deputado estadual Emidio de Souza; o jornalista e radialista, Renato Scardoelli, representando a deputada estadual Professora Bebel; dirigentes partidário locais e regionais, presidentes dos diretórios regionais, lideranças de movimentos, entidades, organizações e associações.