MENU

Lula nomeia Maria Luiza Viotti, a 1ª mulher embaixadora do Brasil nos EUA

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou nesta segunda-feira (29/05), a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a exercer o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A nomeação foi publicada hoje, no Diário Oficial da União. O Senado já tinha aprovado a indicação da Maria Luiza, após sabatina realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ela já está a exercer a função.

O Diário Oficial da União desta segunda (29) ainda traz as seguintes nomeações:

*Ricardo Neiva Tavares para a embaixada da França;

*Paulino Franco de Carvalho Neto para embaixada do Egito;

*Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega para embaixada da Índia;

*Julio Glinternick Bitelli para a embaixada do Brasil na Argentina;

*Everton Vieira Vargas para a embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

*Sérgio França Danese para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas;

*Rafael José Botelho Faria para exercer a função de assessor do delegado permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Internacional (OACI), em Montreal, Canadá, a partir de 1º de julho.

Currículo

Natural de Belo Horizonte, Maria Luiza Viotti tem 69 anos. Ela ingressou na carreira diplomática em 1976 e graduou-se em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília em 1978. Concluiu também os cursos de Aperfeiçoamento de Diplomatas (1982) e Altos Estudos (1995). É mestre em economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Maria Luiza exerceu diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores, entre os quais se destacam o de diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais, de 2004 a 2006; e o de diretora do Departamento de Organismos Internacionais, de 2006 a 2007. No exterior, a diplomata foi, entre outros cargos, conselheira na embaixada do Brasil na Bolívia; embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (ONU) de 2007 a 2013 e embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 a 2016. Entre 2017 e 2022, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA