O vereador de Jacareí, Luís Flávio (PT), aprovou no plenário da Câmara pedido de informações a Prefeitura questionando as ações de enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e da zika na cidade.
O petista quer saber se existem casos confirmados de pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti esse ano e a quantidade de pessoas que contraíram dengue, chikungunya ou zika separadamente.
O vereador questionou ainda se houve e qual o número de óbitos em decorrência das doenças, quais as regiões com maior índice de contaminação e se existe plano de contingência para o enfrentamento do problema.
Segundo Luís Flávio, é prerrogativa do Poder Legislativo em fiscalizar atos, ações, parcerias, obras e contratos firmados pelo Poder Executivo, assim como garantir transparência e plena divulgação das ações e dos gastos do dinheiro público à população.
“É fundamental que informações desta natureza s tornem públicas, pois só desta forma será possível criar mecanismos de ação e políticas públicas de prevenção a proliferação do mosquito Aedes aegypti que é transmissor da dengue, chikungunya e zika”, concluiu o petista.