Retrospectiva 2024
A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) atuou em várias temáticas, mas teve como principais focos a criação de importantes políticas públicas às mulheres, aos povos indígenas e aos idosos.
A parlamentar apresentou o PL 2599/2024, que institui serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltados aos idosos. Outro destaque foi a audiência pública sobre violência obstétrica, que servirá como base para a construção de uma proposta de Estatuto de Defesa dos Direitos das Gestantes.
Juliana trabalhou para aprovar a licença de três dias consecutivos mensais às mulheres com graves sintomas durante o fluxo menstrual (PL 1249/2022).
É coautora do PL 3316/2024 que aumenta a pena de reclusão aos autores de incêndios florestais e autora do PL 3099/24, que estabelece protocolo indígena de resposta para situações de riscos e desastres ambientais em seus territórios. A deputada também relatou o PL 3519/2015 que regulamenta a função dos Agentes Indígenas de Saúde e dos Agentes Indígenas de Saneamento.
Movimentos
“Além de ter um pé no Parlamento, nosso mandato tem o outro pé caminhando com os movimentos sociais em bandeiras históricas nos territórios na cidade de São Paulo, principalmente os das periferias”, declarou a deputada.
Contra o fechamento das Oficinas Culturais pelo governo de SP, a parlamentar apresentou indicações ao governo federal para o tombamento do acervo histórico e para o Ministério da Cultura assumir a gestão da Oficina Alfredo Volpi.
Conforme a deputada, o seu mandato se soma às lutas pelas construções da Unifesp Leste e dos Institutos Federais em Cidade Tiradentes e Jardim Angela.
Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Juliana Cardoso
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo