O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo realizou na manhã do dia 3 de junho (sábado), a 6ª edição da Jornada de Mobilização Regional nas Macrorregiões do estado paulista. O sexto encontro reuniu cerca de 120 pessoas em Jaú, no salão da Santa Casa do município.
As primeiras cinco edições aconteceram em Presidente Prudente, Alta Paulista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Campinas. Entre as pautas da plenária, a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; a organização partidária na Macrorregião Campinas: diagnóstico regional e as Eleições 2024: o PT e a Federação Brasil da Esperança.
Participaram membros da direção estadual: Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Luiz Cláudio Marcolino (secretário Geral do PT-SP e deputado estadual), Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), Thais Maciel (secretária de Formação do PT-SP), Meire Silva (secretária do Interior do PT-SP), o ex-tesoureiro do PT Nacional, Delúbio Soares; o coordenador regional do PT, Luciano Assis; a deputada estadual Beth Sahão e lideranças dos municípios da região como dirigentes petistas, além de membros de movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil.
Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçarmos a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.
Marcolino também destacou a importância da mobilização em torno da defesa do Governo Lula e do projeto do PT para as eleições 2024; apontou a necessidade dos participantes das plenárias reproduzirem as informações em seus diretórios locais para que todos atuem numa mesma direção na construção das propostas para a disputa eleitoral e estratégias de fortalecimento do partido em campanhas para novos filiados e parcerias com movimentos e entidades da sociedade.
Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Thais recordou a importância da formação dos dirigentes, pré-candidatos e novos filiados e novas filiadas; e Meire apontou a necessidade de fortalecer o partido nos municípios do interior, para a atuação partidária cotidiana e para as eleições de 2024.
Na avaliação do coordenador da Macro PT Bauru, Luciano Assis, a atividade foi muito produtiva e motivou a companheirada para enfrentar os desafios na construção partidária e na disputa do pleito municipal de 2024. Isso se reproduziu na plenária que reuniu cerca de 120 pessoas de mais de 30 cidades (entre elas, Bauru, Jaú, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Pederneiras, Avaré, Trabiju, Bocaina, Conchas, Cabrália Paulista, Macatuba, Iaras, Agudos, Ubirajara, Itapuí, Dois Córregos, Pirajuí, Avaí, Pratânia, Laranjal Paulista, Torrinha, Duartina, Igaraçu do Tietê, Cerqueira César, Iacanga, que participaram da Jornada de Mobilização Regional.
Anfitrião do encontro, o presidente do PT Jaú, Alexandre Silva, considera plenárias como essa importantes para reforçar a proximidade do Diretório Estadual do PT-SP com as direções locais petistas. Segundo o ex-secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Jaú, as estratégias para a retomada do modo petista de governar em vários municípios passa necessariamente pela reprodução das ações do Governo Lula nas cidades e na elaboração de um plano de governo que coloque em primeiro lugar, as prioridades dos cidadãos e cidadãs para uma gestão que valorize a inclusão social, educacional, econômica e sustentável.
O presidente do PT Bauru, Cláudio Lago, por sua vez, indicou a Comunicação como um fator fundamental para divulgação dos programas do Governo Lula nos municípios, como uma forma de transmitir a Boa Notícia nas cidades por meio de nossas lideranças, e o fortalecimento do projeto petista para as eleições de 2024.
Na opinião da presidenta do PT Botucatu, Janete Lyma, a organização partidária deve ser uma das prioridades da direção estadual para que o partido em suas instâncias locais, principalmente no interior paulista, esteja fortalecido na estrutura interna, no debate com a sociedade, aproximando os mandatos dos deputados e das deputadas nas bases, e na apresentação do projeto para as eleições municipais do próximo ano.
Confira a agenda completa e participe em sua região!