O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo promoveu no último sábado (24/06), mais um giro da Jornada de Mobilização Regional pelas Macrorregiões do estado paulista. O 12º encontro aconteceu na Macro Vale do Ribeira e reuniu mais de 150 pessoas de 14 municípios (Registro, Cajati, Barra do Turvo, Pedro de Toledo, Eldorado, Pariquera-Açu, Cananéia, Itariri, Sete Barras, Ilha Comprida, Jacupiranga, Miracatu, Juquiá e Iguape) numa atividade histórica para a região que trouxe muito otimismo na organização do PT, na construção partidária e na preparação para enfrentar os próximos desafios.
As primeiras 11 edições aconteceram em Presidente Prudente, Alta Paulista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Campinas, Jaú, Ourinhos, ABC, Sudoeste Paulista, Sorocaba e Osasco.
Organização e fortalecimento do PT
Entre as pautas da plenária, a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; a organização partidária na Macrorregião Vale do Ribeira: diagnóstico regional e as Eleições 2024: o PT e a Federação Brasil da Esperança.
A mesa foi composta pelos membros da direção estadual: Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), Thais Maciel (secretária de Formação do PT-SP), Wellington Diniz (secretário de Movimentos Populares do PT-SP), o coordenador regional Raul Calazans, o deputado federal Nilto Tatto, o deputado estadual Simão Pedro, a vereadora de Registro, Sandra Kennedy, o presidente do PT Registro, Jefferson Pecori, e o ex-tesoureiro do PT Nacional, Delúbio Soares.
Participaram dirigentes partidário locais e regionais, como os presidentes dos diretórios regionais, o vereador de Pedro de Toledo, Henrique Jacaré, lideranças de movimentos, entidades, organizações, associações, indígenas e quilombolas.
Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçarmos a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.
Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Thais recordou a importância da formação dos dirigentes, pré-candidatos e novos filiados e novas filiadas, e da Jornada de Formação Nova Primavera.
Momento histórico para o Vale do Ribeira
Raul Calazans fez uma avaliação muito positiva da Jornada de Mobilização Regional, agradeceu a presença da companheirada e disse que a atividade foi histórica no Vale do Ribeira. Segundo o coordenador regional, a alegria e motivação eram evidentes neste reencontro entre a direção estadual, parlamentares e a militância da região.
“Sem dúvidas, uma plenária que ficará marcada para a história do PT no Vale do Ribeira. Uma grande representatividade de 14 municípios da região, presença marcante das comunidades quilombolas, indígenas e da agricultura familiar. A discussão foi sobre os avanços e desafios do governo Lula, os enfrentamentos necessários às políticas do governo do estado e a organização do partido no Vale. Parabéns a todos e todas que ajudaram a organizar e participaram dessa plenária. VIVA O PT! VIVA O VALE DO RIBEIRA!”, analisou Raul Calazans.
“Ontem (sábado), a Jornada do PT nas Macrorregiões aconteceu em Registro, Vale do Ribeira. Cerca de 140 militantes de 14 municípios estiveram lá com a gente para discutir o fortalecimento e a organização do nosso Partido. Fomos recepcionados pelo Raul Calazans nosso coordenador regional e pela vereadora Sandra Kennedy e também pelo Jefferson Pecori. Esses eventos ocorrem durante os meses de junho e julho e o presidente do PT estadual deputado federal Kiko Celeguim sempre está lá coordenando ao lado de outros dirigentes. Teve filiação do vice-prefeito Valmir de Pedro de Toledo e do Cacique Saulo, da aldeia Guarani de Miracatu. Senti, ao lado do deputado Nilto Tatto que nossa militância está animada e muito bem disposta para ir avançando nas conquistas do governo Lula e na continuidade da derrota do bolsonarismo. Valeu, pessoal!”, destacou Simão Pedro.
“Neste final de semana, estive com o presidente do PT Paulista, Kiko Celeguim, e do deputado Simão Pedro na Jornada de Mobilização no Vale do Ribeira. O Vale é uma região que conheço e atuo há muitos anos, antes mesmo de ser eleito deputado Federal. Trata-se de uma das regiões com maior concentração de comunidades quilombolas do Estado de São Paulo, sendo elas as grandes responsáveis pela manutenção da sociobiodiversidade local. É evidente que existem muitos desafios que precisamos enfrentar, considerando as demandas da população e a garantia da preservação ambiental. Por isso é fundamental esse processo de escuta e de diálogo, que vem sendo encampado pela direção estadual do partido. Vamos juntos nessa caminhada!”, enfatizou Nilto Tatto.
Sandra Kennedy é pré-candidata à prefeitura
Vice-prefeito e liderança indígena se filiam ao PT
Acesse a Galeria de Fotos:
Confira a agenda completa e participe em sua região! Fique por dentro das informações no site Galera Vermelha!
Acesse: aqui