O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo promoveu na tarde do último sábado (1º/07), mais um giro da Jornada de Mobilização Regional pelas Macrorregiões do estado paulista. O 15º encontro aconteceu na Macro Mogiana e reuniu cerca de 80 lideranças e militantes de 17 municípios em São José do Rio Pardo, com objetivo de aprofundar o cenário político regional para fortalecer o PT na região.
Estiveram representadas as cidades de Santo Antônio Do Jardim, Águas da Prata, São Sebastião Da Grama, Estiva Gerbi, Divinolândia, Tapiratiba, Caconde, Tambaú, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, Mococa, Pirassununga, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu, na atividade que debateu a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; os avanços do Governo Lula e a organização do PT para enfrentar os próximos desafios e se preparar para as eleições de 2024.
As primeiras 14 edições aconteceram em Presidente Prudente, Alta Paulista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Campinas, Jaú, Ourinhos, ABC, Sudoeste Paulista, Sorocaba, Osasco, Vale do Ribeira, Baixada Santista e Guarulhos/Alto Tietê.
Cenário eleitoral e os desafios
A mesa foi composta pelos membros da direção estadual: Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), a secretária de Mobilização do PT Paulista, Rose Gaspar e lideranças como o deputado estadual Simão Pedro, a coordenadora regional Rosa Lazinho, as vereadoras Fabiana Sandoval (Casa Branca) e Thais Nogueira (São José do Rio Pardo), a gestora de Cultura de São José do Rio Pardo, Yura Apoli, além do dirigente regional e presidente do PT São José do Rio Pardo, Miguel Paião, apresentador do encontro.
Participaram também o ex-prefeito de Divinolândia, Ismar Ernani Oliveira, o secretário de Movimentos Populares do PT-SP, Wellington Diniz, assessorias dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), dos deputados estaduais Luiz Fernando e Márcia Lia, dirigentes partidário locais e regionais, presidentes dos diretórios regionais, lideranças de movimentos, entidades, organizações e associações.
Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçarmos a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.
Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Rose enfatizou a importância da mobilização da companheirada para o partido atingir os objetivos neste ano de 2023 e se preparar para os desafios do próximo ano.
“Essa atividade com a direção do PT Paulista trouxe uma grande motivação para nós, pois reuniu lideranças e militantes de nossa região que estão engajadas na organização do Partido dos Trabalhadores para fazer o debate com a população sobre as prioridades para cada município e preparar o PT para a disputa das eleições municipais 2024”, destacou Rosa Lazinho.
“A Plenária de Mobilização da Mogiana cumpriu o seu papel. Das 21 cidades, 17 se fez representar na atividade. Junto com a Executiva Estadual tivemos uma tarde em que conseguimos ter um panorama regional do PT e desta forma, para nós, foi a largada rumo às eleições de 2024”, avaliou Miguel Paião.