A vereadora Isabel Cristina Rodrigues Mattos (PT), apresentou, durante a 15ª Sessão Ordinária, realizada no dia 22 de maio de 2023, Requerimento n°53/2023, onde solicitou o encaminhamento de ofício ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, Tarcisio Gomes de Freitas e o Excelentíssimo Senhor Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Doutor Eleuses Paiva, a volta da Produção de Medicamentos na fábrica da FURP – Fundação para o Remédio Popular da cidade de Américo Brasiliense.
A Fundação para o Remédio Popular – FURP é referência nacional na produção de medicamentos, sendo alguns deles produzidos apenas na FURP atendendo mais de 550 municípios no Estado de São Paulo.
Fundada no final da década de 60 a FURP começou a funcionar em 1974 e desde então é responsável pela produção de 25 bilhões de medicamentos, alguns deles são: antibióticos, antirretrovirais,
anti-hipertensivos, dermatológicos, imunossupressores, tuberculose, entre outros.
O Programa Dose Certa que distribui medicamentos de maneira gratuita desde 1995 tem como o seu principal parceiro a FURP.
A Fundação conta com duas fábricas: Guarulhos e Américo Brasiliense, porém essa segunda na cidade de Américo Brasiliense encontra-se fechada há anos, mesmo contendo equipamentos modernos e que custaram milhões para os cofres públicos.
A FURP sofreu um processo de desmonte pelo governo estadual de São Paulo, em governos passados, tendo o seu quadro de funcionários diminuído ano após ano, prédios esvaziados, programas de estágio encerrados. No entanto uma fábrica desse porte na cidade de Américo Brasiliense poderia estar funcionando a todo o vapor, fabricando milhões de medicamentos, que salvariam muitas vidas em todo o Brasil.
Fonte: site da Câmara de Rincão