MENU

Iniciativa do deputado Dr. Jorge do Carmo, ato na Alesp homenageia cuidadores e cuidadoras do estado e recolhe demandas da categoria

A iniciativa foi do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT); parlamentar é autor da propositura que marca o dia 26 de junho como o “Dia da Cuidadora – Irmã Dulce”

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (26), um ato solene em homenagem aos cuidadores e cuidadoras do Estado de São Paulo. A iniciativa foi do deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT) e teve o objetivo de marcar o “Dia da Cuidadora – Irmã Dulce”, instituído pela Lei 17.932/2024, de autoria do próprio parlamentar.

Originada no Projeto de Lei 1705/2023, a propositura busca exaltar o ofício e discutir a implementação de melhorias nas condições de trabalho desses profissionais. “A Lei define o dia 26 de maio como o dia da cuidadora Irmã Dulce, que sempre se dedicou a cuidar das pessoas com enfermidade e das pessoas mais vulneráveis. Para mim, as pessoas que fazem esse trabalho têm uma missão”, disse Jorge do Carmo sobre a escolha da data, marcada pelo nascimento da santa.

Visibilidade

Entre as principais demandas apresentadas por cuidadores e representantes das entidades presentes estavam a definição clara das funções a serem exercidas pelos profissionais, a maior oferta de cursos práticos em ambientes públicos e a ampla regulamentação do ofício.

“Eu lutei durante cinco anos para que eu pudesse ter o registro em carteira. Nesse período, passei por muitas situações onde minha mão de obra era utilizada muito além do que realmente era necessário. A falta de regulamentação nos impede de nos impor contra tarefas que excedem as funções da nossa profissão”, pontuou a cuidadora Veronica Casimiro.

O diretor do Sindsaúde-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo), Ricardo Oliveira, lamentou a desvalorização dos cuidadores e ressaltou a importância da organização de trabalhadores na luta por mais direitos: “Há uma invisibilidade dos cuidadores no mundo do trabalho. É uma massa de gente que cumpre uma função muito importante, mas que é invisibilizada. As associações são extremamente importantes”.

Ao final do evento, Jorge do Carmo homenageou os convidados com a distribuição de certificados de reconhecimento em prol da luta por cuidadores e cuidadoras. “Essa Casa de Leis tem a obrigação de escutar uma demanda tão importante quanto essa. Por isso, esse deputado fez questão de, junto a vocês, procurar homenagear para comemorar, mas sobretudo pensar em como regulamentar e garantir que cada cuidador seja tratado com dignidade”, discursou o parlamentar.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

Fonte:  Giullia Chiara  – Alesp
Foto: Larissa Navarro

BUSCA RÁPIDA